Prefeitura promove discussão sobre o autismo

A mesa redonda aconteceu na tarde desta terça-feira (24), no auditório da E.M. Júlio César Larangeira

Quarta-Feira, 25/04/2018 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

A Prefeitura de Angra, por meio do Departamento de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, promoveu na tarde desta terça-feira (24), no auditório da Escola Municipal Júlio César Larangeira, no Parque das Palmeiras, uma mesa redonda com o tema “A intersetorialidade no processo inclusivo de estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”.
O objetivo foi promover um diálogo entre famílias e profissionais de diversos setores, num movimento de partilha de conhecimentos e experiências acerca da inclusão, com vistas à melhoria na articulação das ações dos diferentes setores envolvidos na rede de apoio à pessoa com TEA.
A Secretária de Educação abriu o evento destacando a importância do respeito e do diálogo com o outro.
- Começamos pelo autismo, mas abordaremos, ao longo dessa gestão, outros temas de interesse social para a inclusão da pessoa com deficiência, com vistas a um sistema educacional inclusivo – destacou.
O encontro contou com uma mesa de trabalho e um público bastante interessado e envolvido, incluindo familiares de pessoas com autismo e profissionais que atuam com o processo inclusivo. Fizeram parte da mesa a diretora do Departamento de Diversidade e Inclusão; a presidente do Conselho Municipal de Educação; o representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; a representante da Unidade de Trabalho Diferenciado – TEA; a representante da Comissão Divulgadora do Autismo; a representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e a representante da Secretaria de Saúde/CAPSI.
De acordo com informações da Secretaria de Educação, há 101 alunos com TEA na Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis, com idades que variam entre 3 a 19 anos, matriculados da creche ao 8º ano de escolaridade.
- O tratamento mais necessário para as pessoas com autismo é, sem dúvida, o respeito. Precisamos mudar o modo como vemos as pessoas com autismo e com elas aprender. Nada mais justo do que fecharmos com esta importante discussão o mês dedicado à Conscientização do Autismo, cujo dia é celebrado em 2 de abril - frisou a diretora do Departamento de Diversidade e Inclusão.
Segundo a Lei 12.764/12, que versa sobre a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, as pessoas com TEA precisam ser contempladas em seus diferentes aspectos: orgânicos, emocionais e sociais. Portanto, é necessário perceber que a relação entre educação e outros setores é indispensável para o fortalecimento da rede de apoio, que constitui direito legal para a atenção integral às suas necessidades, e precisa ter significação e ser compreendida por toda sociedade.
A mesa “A intersetorialidade no processo inclusivo de estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista)” foi fechada com a síntese das propostas de trabalho apresentadas, discutidas e aprovadas coletivamente. O material produzido servirá de orientação para a articulação e a efetivação de ações intersetoriais para a melhoria do atendimento a este público-alvo.