População está indo se vacinar contra a Febre Amarela

Em apenas três dias, mais de 8 mil pessoas foram vacinadas em Angra. Houve um grande movimento nos postos de saúde que estavam aplicando a vacina

Quarta-Feira, 17/01/2018 | Secretaria Executiva Hospitalar .

A população de Angra dos Reis está respondendo ao chamamento para ir aos postos tomar a vacina contra a Febre Amarela, com as pessoas super lotando as unidades de saúde agendadas para aplicar a dose da vacina. O movimento foi intenso nesta semana, com a formação de grandes filas, e somente em três dias, segunda, 15, terça, 16, e quarta-feira, 17, mais de 8.000 pessoas foram vacinadas.
Só nesta quarta, 17, 5.649 pessoas tomaram a vacina contra a Febre Amarela, em 15 postos de saúde no continente, mais a Vila do Abraão e ainda nas praias do Saco do Céu e Japariz, na Ilha Grande. Os maiores movimentos foram registrados no posto de saúde do Balneário, 1.126 pessoas foram vacinadas, no CEM Centro, com a aplicação de 820 vacinas, Marinas, com 543 pessoas sendo vacinadas, no Encruzo da Enseada, 450, e na Vila do Abraão, 378 pessoas recebendo a dose da vacina contra a Febre Amarela.
No Parque Mambucaba, onde três postos de saúde aplicaram a vacina nos moradores da localidade nesta quarta-feira, ESF 1, 2 e 4, somando os três locais, 657 pessoas do bairro foram imunizadas. A campanha de vacinação no município, nos três dias últimos dias em Angra, teve 595 doses aplicadas na segunda-feira, 15, 2.069 doses, na terça, 16, e 5.649 (faltando ainda fechar as doses aplicadas na Sapinhatuba 3).
A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Saúde, tranquiliza a população, pois há quantidade de vacinas suficientes para a sequência da campanha nos próximos dias e semanas. Há estoque suficiente de vacinas em Angra, todas as unidades estão abastecidas e a campanha vai continuar sem prazo para terminar. E hoje, quinta-feira, a cidade recebe mais 30 mil doses da Secretaria de Estado de Saúde, do governo estadual, reforçando ainda mais o estoque. Em 2017, ao longo do ano, foram aplicadas quase 32 mil vacinas nos moradores da cidade.
É de extrema importância que as pessoas tomem a dose da vacina e venham a se imunizar quanto à doença. Devem ser vacinadas pessoas entre nove meses e 60 anos de vida. Maiores de 60 anos só podem ser vacinados com recomendação médica. A vacina é contraindicada a gestantes, imunodeprimidos, pessoas alérgicas a gema de ovo, e a mães que estão amamentando crianças até seis meses.


A vacinação segue nesta semana, quinta e sexta, nos postos de saúde agendados, e haverá também ações volantes em quatro locais no continente e um na Ilha Grande, com a seguinte agenda de locais, dias e horários:

Quinta-Feira, 18/01

1º Distrito:
ESF Marinas
ESF Santo Antônio

2º Distrito:
ESF Nova Angra 1
ESF Gamboa
ESF Belém
CEM Japuíba

3º Distrito:
ESF Camorim Pequeno
ESF Cantagalo
ESF Portogalo
ESF Jacuecanga

4º Distrito:
ESF Bracuí
ESF Frade 1 e 2
SPA Parque Mambucaba

5º Distrito:
ESF Provetá


Sexta-Feira, 19/01

1º Distrito:
ESF Santo Antônio
ESF Balneário (Manhã)
CEM Centro
ESF Sapinhatuba 2 (Manhã)

2º Distrito:
ESF Campo Belo 1
ESF Serra D‘Água

3º Distrito:
ESF Jacuecanga

4º Distrito:
ESF Parque Mambucaba 6
ESF Bracuí

5º Distrito:
Demais praias serão vacinadas com barco volante e haverá uma divulgação antes para avisar aos moradores.

Agenda volante:

Sábado - dia 20/01 - das 8h30 às 16h
Praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão) - Centro
Praça do Campo da Porteira – Japuiba
Praça Gelson de Souza Village- Centro Comercial – Jacuecanga
Santa Rita do Bracuí - Em frente ao Mercado da Praia
Vila do Abraão

Confira na matéria anterior, publicado no site da prefeitura, do dia 15 de janeiro, segunda-feira última, a agenda completa de vacinação para o mês de janeiro e para os sábados dias 27 de janeiro, 3 e 17 de fevereiro.

www.angra.rj.gov.br


O que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
Os macacos não transmitem a doença aos humanos. Os macacos podem representar um alerta às autoridades quanto à incidência da doença. Isso porque esses animais também são vulneráveis ao vírus, e a detecção de infecções em macacos ajuda na elaboração de ações de prevenção da doença em humanos.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
A melhor forma de evitar é por meio da vacinação. A vacina está disponível, gratuitamente, nas Unidades de Saúde. Pessoas de 09 meses a 59 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas. A vacina é contraindicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.