A XII Conferência Municipal de Cultura já está com as inscrições abertas e será realizada no dia 23 de junho no Teatro Municipal Câmara Torres, das 8h às 17h. O objetivo do evento é debater a construção de políticas culturais para o município e reunir fazedores de cultura, artistas e amantes da arte na cidade.
As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura Municipal, pelo link https://forms.gle/m22ujvtHuU2in7UK8, até o dia 18 de junho às 23h, ou presencialmente na sede da Secretaria de Cultura e Patrimônio, localizada na Casa Larangeiras – Praça Zumbi dos Palmares –, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, também até o dia 18 de junho. Durante o evento, serão eleitos os novos conselheiros que representarão as 13 setoriais culturais da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2024/2025.
Neste ano, a Conferência terá como tema “Leis e editais de incentivo à cultura – Financiamento Cultural“. Podem participar maiores de 16 anos que atuem culturalmente no município há pelo menos dois anos, apresentando portfólio pessoal, RG, CPF e comprovante de residência. Os inscritos no Cadastro de Fazedores de Cultura do Município não precisam apresentar portfólio no momento da inscrição.
A programação da conferência terá início às 8h com o credenciamento dos inscritos, seguindo para a plenária de abertura, leitura e aprovação do regimento interno e palestra sobre o tema da conferência. Durante o encontro, serão formados grupos de trabalho por setorial.
Na parte da tarde, após o almoço, haverá apresentação cultural, eleição dos novos conselheiros, apresentação de propostas das setoriais, leitura e votação da ata final da conferência.
O secretário de Cultura e Patrimônio, Bruno Marques, destaca a importância da Conferência de Cultura na construção do plano de cultura para a cidade.
- A Conferência Municipal de Cultura é o palco para as grandes discussões com os legítimos representantes da nossa cultura e dos nossos territórios. Nossos fazedores de cultura, indígenas, quilombolas e caiçaras são os responsáveis por fazer a cultura acontecer na nossa cidade. Avançamos muito durante o governo do prefeito Fernando Jordão com a criação de editais para todos, e mais de R$ 2 milhões em recursos próprios investidos na cultura local. Queremos convidar todos os que amam a nossa cultura para fazer parte deste momento e continuar avançando na construção de políticas públicas culturais para Angra“, declarou o secretário.