A Prefeitura de Angra reajustou em 42,79% as diárias que são concedidas aos servidores municipais em situações de deslocamentos para além dos limites do município. A medida leva em conta a defasagem dos valores, já que o último reajuste de diárias havia sido feito em 2014, e a valorização do quadro funcional do município, já que atende à reivindicação de diversas categorias, principalmente a dos motoristas, que com mais frequência fazem longos deslocamentos a trabalho.
Os novos valores podem ser conferidos nas páginas 58 a 61 do Boletim Oficial 1.470, publicado no dia 25 de março e que se encontra no site da Prefeitura (angra.rj.gov.br). As diárias são concedidas em três modalidades (conforme a natureza do deslocamento): “alimentação“, “hospedagem“ e “locomoção urbana“; e em quatro faixas diferentes, de acordo com cargo e função. Com o reajuste, os valores concedidos de diárias passam a variar de R$ 30 a R$ 350, dependendo da modalidade e da faixa.
O valor reajustado levou em conta o acúmulo de reajustes salariais de 2014 a 2022 e a alta do custo de vida no período. A medida se insere na política de valorização dos servidores, que vem sendo possível por conta de uma recuperação financeira resultante da atual gestão e inclui iniciativas recentes, como reajuste salarial e aumento de benefício.
– Quando assumimos, em 2017, pegamos as contas no vermelho. A partir do momento em que começamos a ter uma recuperação financeira, pudemos investir na revalorização do servidor. A Administração está pagando horas extras atrasadas e, neste ano, adicionais que estavam congelados estão voltando a ser pagos. O benefício do vale-alimentação foi aumentado no fim do ano passado e, no início deste ano, a Prefeitura conseguiu oferecer o reajuste de 10,4%. Mudanças de padrões, anuênios e triênios, que estavam congelados, voltaram a compor a folha de pagamento - resume o secretário municipal de Administração.