A Prefeitura de Angra tem investido em processos de informatização da gestão pública. Como parte das ações, a Secretaria de Administração disponibilizou na Superintendência de Gestão de Pessoas um computador para auxiliar funcionários da prefeitura a darem entrada em requerimentos no Portal do Servidor. O objetivo é facilitar a realização desses procedimentos para os profissionais do município que têm dificuldades com o mundo digital, seja pela falta de conhecimento ou de possibilidades de acesso.
Outro objetivo é incentivar uma cultura profissional mais informatizada, ensinando os servidores a fazer seus requerimentos digitalmente, possibilitando um aprendizado para a utilização do Portal do Servidor com mais autonomia e independência. Além da máquina, há uma equipe de suporte para orientar o servidor quanto ao acesso ao portal.
O computador foi disponibilizado no dia 22 de junho. Desde sua instalação até a última quinta-feira (15), 60 atendimentos já haviam sido contabilizados. Por meio do serviço, os funcionários da prefeitura podem dar entrada e acompanhar o andamento de processos administrativos digitais, imprimir contracheque, folha de ponto e tratar de demais assuntos pertinentes à atividade funcional e ao Portal do Servidor.
Para utilizar a máquina não é preciso agendar. Porém, por haver somente um computador disponível para os funcionários, o atendimento é feito mediante senha, obtida na hora. A Superintendência de Gestão de Pessoas fica na rua Cônegos dos Bittencourt, nº 108, Centro de Angra. O horário de atendimento ao público é das 9h30 às 15h30.
MODERNIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
A gestão informatizada segue uma tendência mundial que já vinha ocorrendo e foi impulsionada pelo contexto da pandemia. Tanto a disponibilização do computador quanto a própria criação do Portal do Servidor, no ano passado, seguem diretrizes do governo municipal para a modernização da administração pública por meio da informática.
De acordo com a Secretaria de Administração da prefeitura, a informatização tem produzidos bons resultados, como a redução e economia no uso de papel. Outras vantagens são agilidade, praticidade e transparência. Exemplos são as informações quanto à legislação, regras de cálculo e esclarecimentos de procedimentos. Antes disponibilizadas pessoalmente ou por telefone, agora grande parte delas está disponibilizada on-line ao servidor, evitando a abertura de solicitações e esclarecimento de dúvidas. Além de atender o servidor, desafoga o setor de Protocolo e demais unidades da prefeitura.
Outra vantagem é a economia de combustível, já que alguns trâmites processuais realizados entre setores distantes, que antes demandavam o uso de carros, têm sido feitos digitalmente.