A programação da Semana do Agricultor teve início nesta terça-feira (25) com um café da manhã e roda de conversa na Associação de Agricultores do Sertão do Parque Mambucaba. No encontro foram discutidas diretrizes de políticas públicas para a agricultura a partir de estratégias que possam resistir à especulação imobiliária e valorizar o produto local com de selos de indicação geográfica.
- Queremos discutir temas de agricultura sempre com um olhar positivo para pensarmos no que podemos melhorar. Atualmente, aumentamos a equipe da Secretaria de Agricultura e voltamos a trabalhar nas manutenções das estradas vicinais. Iremos continuar manilhando e realizando a drenagem dessas estradas. Estamos aqui para escutar vocês. O poder público sempre precisa ouvir as pessoas que residem no local para entenderem suas reais necessidades – comentou o secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Wagner Junqueira, na abertura da reunião.
A programação da Semana do Agricultor, organizada pela Prefeitura de Angra em alusão ao Dia Nacional do Agricultor, celebrado nesta sexta-feira (28), contará ainda com vacinação antirrábica em equinos, audiência pública para debater o cenário da agricultura no município, além de uma ação social com serviços da Emater (apoio técnico ao produtor rural), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e da Fundação Leão XIII.
– A ideia deste encontro é conversar sobre os desafios da agricultura familiar no município. Angra não é só turismo, pesca e indústria naval. Historicamente, nossa cidade tem uma grande tradição na agricultura familiar, principalmente com a grande produção de banana e palmito pupunha que temos – contou o secretário-executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Leandro Silva.
Após o café da manhã, os presentes realizaram uma roda de conversa em que foram expostos depoimento, propostas e proposições entre agricultores rurais e o corpo técnico da secretaria. Um dos assuntos tratados foi a criação do selo “Palmito do Vale Mambucaba”.
– A estratégia de selo de indicação geográfica com a marca “Palmito do Vale Mambucaba” agregará muito valor ao nosso produto. É importante frise que sem a união dos produtores não se chega a lugar nenhum. Com a associação, vocês podem pleitear uma série de benefícios junto ao poder público, além de conseguirem aumentar a produção e gerar empregos. Cinco anos de faculdade de engenharia agrônoma que fiz não se equiparam ao que eu aprendi com os agricultores de Angra dos Reis – relatou Jefferson Affonso, diretor de Agricultura e Pecuária.
Para o agricultor rural local, Valdeir Santana da Silva, a reunião foi muito produtiva e serviu para aproximar os trabalhadores locais dos funcionários da secretaria e levar até eles as demandas que possuem como objetivo potencializar o cultivo e a venda de seus produtos.
– Fiquei muito feliz em ser convidado para essa conversa e acho muito importante que esses encontros aconteçam. É muito bom ver a prefeitura nos trazendo apoio. A discussão serviu para que possamos melhorar algumas coisas. Eu vivi minha vida inteira na roça e sou muito feliz fazendo o que faço. Precisamos nos unir mais para melhorarmos a produção – disse o agricultor Valdeir Santana da Silva, de 55 anos, morador do Sertão de Mambucaba.
Também marcaram presença no encontro o prefeito em exercício, Christiano Alvernaz; funcionários da secretaria de Agricultura e diversos agricultores rurais da região.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO AGRICULTOR:
QUARTA, 26
14h: Audiência pública na Câmara Municipal – “Diretrizes e futuro do agricultor familiar” – Plenário Presidente Benedito Adelino, praça Nilo Peçanha, s/nº, Centro;
QUINTA, 27
8h: Vacinação contra Raiva para cavalos e animais de carroça :Rua 18 (ao lado da quadra), Parque Mambucaba;
SEXTA, 28
9h às 17h: Café da manhã do Dia do Agricultor e ação social em homenagem – na unidade da Secretaria de Agricultura – Rua Francelino Alves de lima, 66, Japuíba;
Serviços:
Fundação Leão XIII: habilitação para casamento, 2ª via de RG, 2ª via de certidão de casamento, 2ª via de certidão de nascimento, 2ª via de certidão de óbito;
Centros de Referência de Assistência Social (CRAS): atendimento do Cadastro Único, encaminhamentos diversos para serviços públicos, orientações e cadastramentos para recebimentos de benefícios socioassistenciais eventuais, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), diversas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ações na área da segurança alimentar e nutricional etc.
EMTERA: apoio técnico ao produtor rural.