Na última quarta-feira, 12 de julho, em uma cerimônia realizada no Palácio Guanabara, a Prefeitura de Angra, por meio do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar), recebeu uma importante premiação no que diz respeito à redução do uso de sacolas plásticas pelo município.
Na ocasião, a cidade ficou em 3º lugar em todo o estado, com uma redução de 78% no uso de sacolas plásticas, ficando atrás apenas da cidade do Rio de Janeiro e de Niterói. De acordo com a Lei 8.473/19, os municípios do Rio de Janeiro teriam como objetivo a redução de pelo menos 70% no uso de sacolas.
- Angra dos Reis se destacou no estado, alcançando um número maior do que a meta estipulada. Esse resultado mostra o comprometimento de Angra com a sustentabilidade e ecologia do município – afirmou o Presidente do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis, Mário Reis.
Entre outras medidas, em 2022, o Imaar confeccionou sacolas ecológicas que foram distribuídas para a população de Angra. Agora, com a conquista do prêmio, o Instituto planeja fazer parcerias com empresas para reduzir ainda mais o uso de sacolas em Angra dos Reis, com o objetivo de focar as redes de supermercados, tendo em vista que são eles que mais utilizam este material.
Durante a cerimônia, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) também lançou o Programa Estadual Retorna+, visando a redução das sacolas plásticas no meio ambiente, a partir de campanhas de educação ambiental e incentivo financeiro aos municípios que integrarem o programa, por meio do ICMS Ecológico.