Campanha de adoção de cães e gatos na Praça do Peixe

Evento reuniu técnicos da Superintendência de Bem-Estar Animal, cuidadoras, crianças e amantes dos bichinhos de quatro patas

Segunda-Feira, 13/06/2022 | Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis .

Adotar um bichinho é um ato de amor, responsabilidade, empatia e compaixão e, com esse pensamento, aconteceu nessa sexta, 10, na Praça Zumbi dos Palmares (Praça do Peixe), mais uma edição da Campanha de Adoção de Cães e Gatos, realizada pela Superintendência de Bem-Estar Animal, por meio do Imaar. O evento ocorreu das 10h às 16h e despertou a atenção de muitas pessoas que passavam pelo local.

– Eu adotei a minha Loira (nome do cãozinho adotado) hoje pelo grande amor que tenho pelos animais. Quero pegar para cuidar e dar carinho, pois não gosto de ver um bichinho na rua abandonado. A minha filha já estava querendo muito. Vai ser bom para ela aprender a criar responsabilidade. Hoje, desde cedo, quando eu bati o olho nessa cadelinha, já me apaixonei – disse Fernanda Nascimento, que adotou na campanha a cadelinha Loira.

Os animais para a adoção nas campanhas realizadas pela Superintendência de Bem-Estar Animal são vacinados e vermifugados, com castração garantida. Os documentos necessários para a adoção são xerox da identidade e do CPF. As principais exigências para quem deseja adotar um animalzinho na campanha são a responsabilidade e a consciência.

– Temos o cuidado de conseguir um bom lar para o animal e, para isso, procuramos pessoas realmente responsáveis. Nós orientamos os interessados por meio de uma entrevista. A pessoa precisa ter consciência do custo que é para manter um animal, como também do trabalho e tempo que precisa ser dedicado a eles. Muitas pessoas vêm aqui e adotam na emoção, mas depois acabam doando o animal a outra pessoa ou até mesmo o abandonam na rua – frisou Edilza Maria Barbosa, Coordenadora Técnica de Controle Populacional.

A campanha é mensal e tem como objetivo encontrar pessoas que saibam realmente o que é o ato de adoção e que possam dar amor e carinho a esses animais que, muitas das vezes, já sofreram maus tratos nas ruas. Iniciativas como essa ajudam a minimizar o problema do abandono animal por meio de conscientização e solidariedade.

– Nosso objetivo no futuro é realizar a campanha de quinze em quinze dias e em diversos bairros. Muitas pessoas têm dificuldade em trazer os animais para o Centro. Nós estamos pensando em realizar as campanhas entre um mutirão de castração e outro. Queremos levar para bairros como Monsuaba, Jacuecanga, Parque Mambucaba, Frade e Japuíba. É muito importante agradecermos às cuidadoras de todo o município, pois sem o trabalho delas, esses eventos não estariam acontecendo – comentou Lia Freitas, Superintendente de Bem-Estar Animal.

Mais informações sobre futuras campanhas podem ser obtidas pelo número 3377-4527.