Plano Diretor na Semana do Meio Ambiente

Com dinâmica participativa, apresentação vai incentivar a contribuição dos participantes sobre a gestão de seus bairros

Quarta-Feira, 08/06/2022 | Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis .

O Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar) está promovendo no município a Semana do Meio Ambiente. Na sexta-feira, 10, uma das atividades é a apresentação do trabalho de revisão do Plano Diretor, que vem sendo feito pela equipe do Imaar neste primeiro semestre de 2022, por meio de encontros com diversas comunidades. A apresentação será das 9h às 11h, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), onde se concentra a maioria das atividades da Semana do Meio Ambiente (há ações também em outros locais).

A equipe responsável falará sobre o que é e como funciona o Plano Diretor e sua importância para o ordenamento e crescimento da cidade, juntamente com uma dinâmica participativa, com questionários e tabelas, para incentivar a contribuição dos participantes, por meio de sugestões sobre o ordenamento e ocupação territorial de seus bairros e do município. A apresentação é aberta ao público e é uma boa oportunidade de os cidadãos falarem sobre a gestão da cidade.

COMO FUNCIONA O PLANO DIRETOR
O Plano Diretor é o conjunto de leis e regras para o direcionamento e desenvolvimento da cidade. Com vigência de dez anos, ele ordena aspectos físicos e territoriais, servindo de diretriz para o desenvolvimento urbano organizado e sustentável. Ao final desse prazo, precisa ser revisto, para que um novo seja elaborado. O processo atual inclui no debate a simplificação da legislação, atualização de algumas demandas, visão de futuro e aspectos que podem ser melhorados.

A discussão sobre o Plano Diretor abrange saneamento, mobilidade, acessibilidade, regularização fundiária, regularização edilícia (condomínios verticais, prédios e apartamentos) e economia, dentre tantos outros assuntos que fazem parte do cotidiano de um município.

A participação popular é garantida por lei e permite a contribuição da população na construção das diretrizes para a cidade. Todo cidadão angrense pode participar das reuniões setoriais (encontros abertos ao público). As reuniões do Plano Diretor são divididas em setoriais e técnicas. As setoriais incluem a sociedade civil organizada; as técnicas são formadas por representantes de órgãos municipais, estaduais e federais.

Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Angra (angra.rj.gov.br), clicando no banner do Plano Diretor, que está na página principal, ou diretamente no site planodiretor.angra.rj.gov.br. Não deixe de participar!

SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Com o tema “Uma só Terra. Somos todos responsáveis!”, a Semana do Meio Ambiente, que começou no último domingo, dia 5, foi pensada e organizada para toda a população, para despertar a conscientização ambiental em cada cidadão. O conjunto de atividades, distribuídas nos seis dias da Semana, destaca, por meio de diferentes ações propostas, a ideia de respeito à natureza e de participação coletiva na construção de um mundo sustentável, além de mostrar algumas das iniciativas de diversos órgãos e institutos envolvidos com assuntos ambientais.

A programação é aberta ao público. Nos próximos dias, além do encontro do Plano Diretor, haverá campanha de adoção de animais; palestra sobre observação de aves e a importância da atividade para o turismo, a ciência e a conservação do ambiente; apresentação dos trabalhos de organizações ligadas ao meio ambiente; além do primeiro Fórum Regional das Unidades de Conservação Estaduais da Costa Verde/RJ, dentre outras atividades.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

DIA 9
Centro de Estudos Ambientais (CEA) – Av. Jair Toscano de Brito, Praia da Chácara.
I Fórum Regional das Unidades de Conservação Estaduais da Costa Verde/RJ
PROGRAMAÇÃO:
9h30 às 9h55 – O Parque Estadual Cunhambebe e a Proteção Ecossistêmica;
10h às 10h25 – A importância da APA Tamoios no Território de Angra dos Reis;
10h30 às 10h55 – As Unidades de Conservação da Ilha Grande, RJ;
11h às 11h25 – O Trabalho Upam em conjunto com as Unidades de Conservação;
11h30 às 11h55 – Observação de aves como ferramenta para o desenvolvimento da conservação de espécies e fortalecimento do turismo e da Ciência Cidadã;
12h às 13h – O Instituto Boto Cinza e a conservação das baleias e golfinhos da Costa-Verde/RJ.
9h às 13h – Exposição da Brigada de Incêndio; educação ambiental; exposição de réplicas dos animais da Mata Atlântica; personagens com fantasias do macaco Muriqui e do Índio Cunhambebe; banner, panfletos, informações das Unidades de Conservação, com PEC e APA Tamoios;

DIA 10
Centro de Estudos Ambientais (CEA) – Av Jair Toscano de Brito, Praia da Chácara.
9h às 11h – Capacitação Plano Diretor;
10h às 16h – Campanha de adoção de animais - Praça Zumbi dos Palmares.