Junção de forças para o fortalecimento do turismo e desenvolvimento da qualidade de vida da população. Esse foi o objetivo do encontro Desenvolvimento da Costa Verde, organizado pelo Sebrae nessa segunda-feira, 6, no Hotel Fasano. O evento contou com a presença de representantes dos Governos Federal e Estadual e da Prefeitura de Angra, além de instituições e entidades de fomento ao turismo, comércio, conservação ambiental e terceiro setor.
As discussões de trabalho tiveram como temáticas a qualificação profissional da mão de obra local, a modernização das infraestruturas de transporte, a melhoria do ambiente de negócios, a promoção do marketing turístico e as parcerias público-privadas nas cidades de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí.
– Esse evento é resultado de um movimento que o governo federal está criando aqui na região desde 2019. Agradeço muito ao senador Flávio Bolsonaro por nos ajudar nesse processo. O trabalho que o Sebrae coordenou hoje foi muito importante. O planejamento para a união da Costa Verde precisa de forte participação da iniciativa privada e, para isso, precisamos valorizar a pequena empresa e o médio comerciante. Temos o anseio em tornar a Costa Verde um grupo estruturado – destacou o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão.
Ao início do evento, foram apresentados cases de sucesso no ambiente turístico brasileiro. O primeiro a ser discutido foi o case de Gramado, cidade em que houve um crescimento econômico significativo nos últimos trinta anos devido ao grande investimento no turismo e nos eventos que atraem pessoas de todo o país. O segundo modelo apresentado foi o Rota das Emoções, projeto criado pelo Sebrae em conjunto com o Ministério do Turismo para estimular o crescimento econômico turístico nessa região do nordeste brasileiro, que compreende 14 cidades entre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
A terceira apresentação teve como tema o Programa LIDER (Liderança para Desenvolvimento Regional) uma iniciativa do Sebrae para fomentar a atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e terceiro setor e promover do desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros. No Sertão do São Francisco, o programa começou em julho de 2019 e contempla oito municípios de Pernambuco.
– Estamos aqui com o intuito de fortalecer, servir e apoiar as micro e pequenas empresas da Costa Verde, uma área de grande riqueza de nosso país. Para isso, o Sebrae está investindo em atividades que fortalecem principalmente o turismo, a economia do mar, a gastronomia, o artesanato e o agronegócio. É preciso um ecossistema preparado, com serviços de mais qualidade. Queremos aproveitar o capital natural daqui e transformá-lo em oportunidade de mudança na qualidade de vida para a população – frisou Bruno Quick, Diretor Técnico Nacional do Sebrae.
Após a pausa para o almoço, iniciaram-se as atividades voltadas aos debates temáticos para apresentações de propostas de estratégias e linhas de ação para a região. Os convidados foram separados em cinco mesas: (1) qualificação e inclusão produtiva; (2) infraestrutura e investimentos; (3) ambiente de negócios e legislação; (4) promoção e marketing territorial e (5) parcerias e governança. As definições e encaminhamentos produzidos por cada mesa resultaram nas seguintes estratégias:
Mesa 1: qualificação e inclusão produtiva
Ações de curto, médio e longo prazo para fomento à cultura ambiental, caiçara e quilombola; investimentos na mão de obra local e desenvolvimento do acesso à internet 5G a todas essas comunidades, como forma de promoção à cidadania e desenvolvimento humano.
Mesa 2: infraestrutura e investimentos
Elaboração de projetos para melhoria na acessibilidade náutica; alinhamento jurídico de leis ambientais com órgãos federais a partir de desenvolvimento sustentável; investimentos em infraestruturas de ciclovias e paisagismo e difusão da cobertura 5G em áreas turísticas.
Mesa 3: ambiente de negócios e legislação
Ampliação da formalização do ambiente de negócios e do levantamento do fluxo turístico em registros estatísticos; consolidação e divulgação de toda a legislação ambiental; criação de convênios com faculdades e estudo de flexibilização de legislação para investimento do capital privado em monumentos históricos.
Mesa 4: promoção e marketing territorial
Trabalhos de base comunitária para fortalecimento do turismo; elaboração de workshops para promoção da região pelo país e composição de conselho para unificação dos quatro municípios.
Mesa 5: parcerias e governança
Criação de um processo de ignição permanente de projetos turísticos com quatro representantes de cada um dos quatro municípios; fomento às parcerias de interesses e objetivos comuns para o fortalecimento e união dos municípios e ampliação da parceria com o Sistema S.
Ao fim da reunião, o Sebrae apresentou uma proposta de implantação de uma marca para a Costa Verde. O conceito tem como intuito unificar as quatro cidades e tornar a logomarca comum em todo o território abrangente, ao ser utilizada em espaços públicos, objetos, vestuários, transportes e materiais de propaganda gráfica e digital.