Aberta a Semana do Meio Ambiente

Primeiro dia teve adoção de animais e voos de parapente que deixaram o céu azul ainda mais bonito

Segunda-Feira, 06/06/2022 | Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis .

Começou nesse domingo, dia 5 (Dia Mundial do Meio Ambiente), a Semana do Meio Ambiente de Angra dos Reis. A programação, coordenada pelo Instituto Municipal do Ambiente de Angra (Imaar), vai até sexta-feira, dia 10, e inclui educação ambiental, palestras, atividades recreativas, o lançamento de projetos como o Ecoenel, o I Fórum Regional das Unidades de Conservação Estaduais da Costa Verde/RJ, dentre outras ações.

As atividades do dia de abertura se concentraram na Praia do Anil. Quem passou pelo local pôde brincar com os cãezinhos da campanha de adoção de animais adultos e adotar um amigo de quatro patas. O céu aberto e de sol forte ficou mais bonito com os voos de parapente, que fizeram parte da programação.

Já na parte da tarde, os moradores puderam participar de atividades esportivas/recreativas organizadas pela Secretaria Executiva da Juventude, reunindo patins, skate, dança etc.

Representantes da Brigada Municipal de Angra e do Parque Estadual Cunhambebe (Inea) mostraram ao público um pouco de seus trabalhos, em uma exposição de equipamentos utilizados e suas funções: operações de resgate, combate e prevenção de queimadas, monitoramento de fauna, socorro a animais silvestres feridos, educação ambiental, manejo e manutenção de trilhas, visitas e trilhas guiadas são algumas das atividades desses profissionais. Eles trouxeram réplicas de alguns dos principais animais da Mata Atlântica, distribuiram materiais informativos e mudas de plantas nativas.

Com o tema “Uma só Terra. Somos todos responsáveis!”, a Semana do Meio Ambiente foi pensada e organizada para toda a população, para despertar a conscientização ambiental em cada cidadão. As atividades abordam as principais questões socioambientais do município.

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi instituído em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para levar todas as esferas da população à reflexão sobre problemas ambientais e sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Esses recursos um dia foram considerados inesgotáveis, mas, nas últimas décadas, com o crescimento populacional e os impactos das atividades humanas, de forma concreta existe a necessidade de revermos alguns hábitos e o modo como nos relacionamos com a natureza. A noção de sustentabilidade inclui a garantia desses mesmos recursos naturais para as próximas gerações.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

DIA 6

16h às 17h – Palestra sobre arquitetura verde, com o arquiteto Alexandre Lucena;
17h às 21h – Abertura oficial com a participação da Banda do Colégio Naval e exposição de fotografias da Mata Atlântica, com Aldo da Rosa;

DIA 7

Centro de Estudos Ambientais (CEA) – Av. Jair Toscano de Brito, Praia da Chácara.

11h às 11h30 – Palestra Projeto Ecoenel, com Margarete Heleno;
14h às 16h – Palestra Bem-Estar Animal, com Karen da Cruz BerquóUrurahy;

DIA 8

Centro de Estudos Ambientais (CEA) – Av. Jair Toscano de Brito, Praia da Chácara.

9h às 12h – Reunião do Conselho Gestor do Parque da Cidade (PNMMA);
14h às 16h – Palestra Costurando Redes de Impacto com Marulho;
8h30 às 12h – Projeto Brincando na Praça do Bairro do Campo Belo, com oficina de brinquedo reciclável e oficina de jardinagem (Secretaria Executiva de Urbanização, Parques e Jardins);

DIA 9

Centro de Estudos Ambientais (CEA) – Av. Jair Toscano de Brito, Praia da Chácara.

I Fórum Regional das Unidades de Conservação Estaduais da Costa Verde/RJ

PROGRAMAÇÃO:

9h30 às 9h55 – O Parque Estadual Cunhambebe e a Proteção Ecossistêmica;
10h às 10h25 – A importância da APA Tamoios no Território de Angra dos Reis;
10h30 às 10h55 – As Unidades de Conservação da Ilha Grande, RJ;
11h às 11h25 – O Trabalho Upam em conjunto com as Unidades de Conservação;
11h30 às 11h55 – Observação de aves como ferramenta para o desenvolvimento da conservação de espécies e fortalecimento do turismo e da Ciência Cidadã;
12h às 13h – O Instituto Boto Cinza e a conservação das baleias e golfinhos da Costa-Verde/RJ.
9h às 13h – Exposição da Brigada de Incêndio; educação ambiental; exposição de réplicas dos animais da Mata Atlântica; personagens com fantasias do macaco Muriqui e do Índio Cunhambebe; banner, panfletos, informações das Unidades de Conservação, com PEC e APA Tamoios;

DIA 10

Centro de Estudos Ambientais (CEA) – Av Jair Toscano de Brito, Praia da Chácara.

9h às 11h – Capacitação Plano Diretor;
10h às 16h – Campanha de adoção de animais - Praça Zumbi dos Palmares.