Cadastro para castração de animais no Parque Mambucaba

Castramóvel estará no local atendendo também Sertão de Mambucaba, Morro da Boa Vista, Vila Histórica, Praia Vermelha, Praia Brava e Guariba

Segunda-Feira, 02/05/2022 | Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis .

Nos dia 10 e 11 de maio, o Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar), por meio da Superintendência de Bem-Estar Animal, fará os cadastros para a castração de mil animais no Parque Mambucaba. O cadastramento será realizado no Ciep 495 Guignard, das 10h às 16h. A iniciativa é voltada para cães e gatos de rua e também para os que tenham tutores. O mutirão de castração ocorrerá de 16 a 20 de maio, no mesmo local.

– Quanto à castração dos animais de rua, contamos com a colaboração dos cuidadores locais. Esses cuidadores conhecem os animais de rua da localidade e estarão disponibilizando lares temporários para que os bichinhos possam passar pela castração. A ajuda da comunidade é muito importante – explica Lia Freitas, superintendente de Bem-Estar Animal, do Imaar. – Como os animais de rua não têm tutores, são esses cuidadores e demais pessoas da comunidade que ficam responsáveis pelos cuidados com esses animais e pelos papeis do cadastramento para a castração – completa Lia.

O tutor/cuidador deverá comparecer ao local do cadastramento, nos dias 10 e 11, munido de documentos originais e xerox de RG, CPF e comprovante de residência. Vale destacar que no dia do cadastramento não é necessário levar o animal. Poderão se cadastrar moradores do Parque Mambucaba, Sertão de Mambucaba, Morro da Boa Vista, Vila Histórica, Praia Vermelha, Praia Brava e Guariba.

Serão castrados cães e gatos que estejam em boas condições de saúde, machos e fêmeas, entre 4 meses e 8 anos de idade, com ou sem raça, de tutor ou de rua. Não há limite de peso do animal para a castração. A representante do Imaar explica a importância dos mutirões de castração:

– Essa ação é fundamental para que possamos manter o controle da quantidade de animais, por meio da esterilização. Ela é voltada tanto para animais de rua quanto os domésticos, porque muitas vezes pessoas que têm animais em casa não fazem a castração, daí esses animais procriam fora de casa e os filhotes crescem abandonados nas ruas, aumentando o número de animais de rua. O ideal é que todos sejam castrados para evitar esse tipo de procriação. A castração também ajuda a evitar doenças – explica Lia.

Os animais serão castrados somente mediante o cadastro. Outros bairros também serão contemplados com o Castramóvel em outras datas. O próximo bairro será o Frade. O calendário com as próximas datas está sendo definido e será divulgado.