Servidores do Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) participam nesta semana de treinamento para a obtenção de certificação em regime próprio de previdência social (RPPS). As atividades estão sendo realizadas no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara, de segunda a quarta-feira, 31 de julho a 2 de agosto, das 8h às 17h.
O treinamento é realizado pela Associação das Entidades de Previdência Municipais e do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj) e pela Grid Investimentos, aplicado pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Gestão Pública (Ibepe) e, em Angra, conta com o apoio do Angraprev.
O RPPS é uma modalidade de previdência pública voltada a servidores concursados (válida para servidores titulares de cargo efetivo) e seus beneficiários. Funciona como um fundo de investimento que oferece benefícios de aposentadoria e pensão por morte aos segurados e favorecidos. O Angraprev é um exemplo de RPPS. A autarquia é voltada para a seguridade dos servidores municipais de Angra dos Reis.
Todos que trabalham com RPPS precisam ser certificados. A certificação é exigida para cargos como diretores, conselheiros, presidentes, gestores de recursos e de investimentos. O Angraprev vem investindo em capacitação de seus quadros profissionais, por isso, parte de seus funcionários está participando do treinamento para a obtenção da certificação, sendo que a grande maioria dos servidores da autarquia angrense já a possui.
– Estão fazendo o curso os novos funcionários e alguns funcionários antigos ainda sem a certificação, assim como todos os nossos conselheiros fiscais e deliberativos. Esse aprimoramento é fundamental para a boa gestão previdenciária oferecida aos nossos servidores e também para o Angraprev avançar ao nível 4 do Pró-Gestão – explica Luciane Rabha, presidente do Angraprev. O Pró-Gestão é um programa do governo federal que incentiva institutos previdenciários a buscarem excelência por meio de boas práticas de gestão. No estado do Rio de Janeiro, somente Angra dos Reis e Nova Iguaçu possuem o nível 3. O Angraprev conseguiu aumentar o nível de sua certificação no Pró-Gestão, passando do 2 para o 3, em dezembro do ano passado, quando avaliadores vieram a Angra realizar a auditoria.
São 70 profissionais de todo o estado recebendo treinamento no CEA. Pesou na escolha de Angra dos Reis como sede da capacitação o destaque que o município, por meio do Angraprev, tem obtido no cenário previdenciário do país.