Conheça a Superintendência de Segurança Pública

A Superintendência

Criada em 1º de janeiro de 2017 pela Lei 3616/2017, com a finalidade de atender à demanda crescente na área de segurança no município, à Superintendência inicialmente coube coordenar as ações desempenhadas pelo Departamento de Segurança Patrimonial, antigo setor de Vigilância da Prefeitura, que fora criado em 1975 para garantir a incolumidade das pessoas que utilizam os próprios municipais (praças, escolas, hospitais, etc.), bem como realizar a integração dos órgãos policiais instalados no município. Além disso, passou a gerir as atividades do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), o qual funciona como interlocutor das demandas locais com outros atores da área de segurança e da sociedade e da Coordenadoria Técnica de Políticas de Prevenção à Violência Urbana.

Posteriormente, começou a realizar o planejamento de atividades de segurança pública em Angra dos Reis, procurando viabilizar projetos e trazer programas de sucesso na área, como o Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), em parceria com a Polícia Militar. Entre outros projetos em desenvolvimento estão a instalação de um Centro Integrado de Segurança Pública (CIOSP), a estruturação dos órgãos de segurança municipais e convênios com entidades de ensino e de organizações não-governamentais para a formulação de uma nova política pública para a área.

A ela incumbe, ainda, a integração do poder público local com os diversos órgãos de segurança do estado e da União, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, bem como o desenvolvimento de políticas de proteção à pessoa e à cidadania.

Missão

A Superintendência de Segurança Pública da Prefeitura de Angra dos Reis é o órgão responsável pelas questões relativas à polícia administrativa no município. Cabe a ela, também, a formalização e acompanhamento de acordos, convênios e parcerias na área de segurança que tenham como parte o Município.


Distintivo da Superintendencia de Segurança Pública

Distintivo da Superintendência de Segurança Pública

O brasão da segurança pública tem um formato clássico utilizado em forças de segurança e policiais em diversos países, apresentando uma estrela de oito pontas trabalhadas, um símbolo inequívoco das agências de aplicação da lei. Em seu interior estão os símbolos locais, ou seja, o brasão de Angra dos Reis, e as conchas de vieiras, que representam os seus distritos, mostrando que a lei deve ser observada em todos os cantos de nosso município, tudo em suas cores.