Centro de Estudos Ambientais - CEA

Centro de Estudos Ambientais

O Centro de Estudos Ambientais (CEA) foi inaugurado no dia 06 de janeiro de 2002, por ocasião do aniversário da Cidade de Angra dos Reis.

Resultou de um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Eletronuclear, como contrapartida pela construção da Usina Nuclear de Angra II.

Visão

Ser um centro de referência em educação ambiental, pesquisa e desenvolvimento de atividades voltadas à preservação e gestão dos recursos naturais.

Missão

Gerar conhecimento técnico, científico e de utilidade pública, contribuir para a valorização do meio ambiente, através da integração humana e do desenvolvimento sustentável, resguardar o patrimônio paisagístico, os bens e valores culturais, visando a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Projetos e atividades em andamento

  • Elaboração do Calendário de Atividades - proposta de um calendário anual com temáticas mensais, contendo oficinas, vídeos, palestras, seminários. As atividades serão, sempre que possível, intersetoriais e se destinam a ocorrer tanto no espaço físico do CEA como nas escolas e comunidades;
  • Educação Ambiental e Fortalecimento das Unidades de Conservação em áreas de Fragilidade Social - articulação com o Parque Estadual Cunhambebe, APA Estadual de Tamoios e Mosaico Bocaina para elaboração de estratégias para ações mensais nos Centros de Referência em Assistência Social, com temáticas de preservação ambiental e resíduos sólidos.
  • Cine Ambiental - realização de exibições de vídeos com a temática ambiental e urbanística e promoção de debates relacionados a cada um dos temas;
  • Circuito de Palestras - realização de palestras temáticas quinzenais. As palestras serão relacionadas aos temas do calendário anual de atividades;
  • Oficina “O Ambiente de Angra dos Reis” - oficina voltada para o 1º segmento do ensino fundamental. Aborda, através de imagens e diálogo, os principais ecossistemas de Angra dos Reis e os principais problemas ambientais relacionados. Ao final, os alunos são convidados a realizar uma dinâmica simulando, de forma lúdica e interativa, espécies da mata nativa ciliar e fauna associada e os impactos da devastação deste ecossistema.
  • Oficina “Jogo dos Resíduos” - oficina voltada para o 1º segmento do ensino fundamental, onde os participantes participam de uma discussão inicial sobre os principais resíduos comumente encontrados no lixo urbano de Angra e a destinação adequada. Após, um representante do grupo recebe uma ficha representativa de diversos tipos de resíduos e deve, com auxílio dos colegas, decidir qual será o destino daquele resíduo, dentre  diversas opções possíveis;
  • Semana do Meio Ambiente - rediscussão e organização da Semana do Meio Ambiente, em diálogo permanente com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A proposta é alimentar um calendário anual de atividades e, na Semana do Meio Ambiente, realizar eventos de forma descentralizada e intersetorial, tanto nas escolas, quanto em outros pontos do município. A proposta é de expor, no Dia Mundial do Ambiente, as diversas ações educativas e ambientais realizadas durante o ano;
  • Participação em Câmaras Temáticas e Conselhos - Participação dos Conselhos Consultivos das Unidades de Conservação, participação de Grupos de Trabalho e Câmaras Temáticas, contribuições nos conselhos, articulação com outros municípios e entidades envolvidas, fortalecimento representativo da Pefeitura Municipal de Angra dos Reis.
  • Articulação com instituições de ensino e pesquisa - o CEA tem buscado parcerias, para realização de diversas atividades conjuntas, com importantes instituições que atuam na Baía da Ilha Grande.
  • Articulação com entidades, associações e ongs - o CEA também tem estabelecido comunicação com entidades, associações e ongs dentro e fora do município de Angra dos Reis, de forma a buscar apoio nas atividades de educação ambiental.

Download Veja algumas fotos dos eventos realizados pelo Centro de Estudos Ambientais - CEA