Acompanhamento de Saúde ao Beneficiário do Programa Bolsa Família

Saúde

Programa que transfere renda diretamente para as famílias, como forma de garantir o direito humano à alimentação adequada, à educação e à saúde.
Para participar, o beneficiário deve cumprir com compromissos na área de saúde:
1 - Os pais ou responsáveis por crianças menores de 7 anos devem levá-las para tomar as vacinas recomendadas, pesar e medir;
2 - As gestantes e mães que amamentam devem participar do pré-natal, ir às consultas na unidade de saúde e continuar o acompanhamento da mãe e do bebê.

Administração de Injetáveis

Saúde

É a prática de administração de medicamentos conforme prescrição médica.

Aferição da Pressão Arterial

Saúde

Destina-se à aferição/verificação/medição da pressão arterial, independente da consulta.

Área Técnica da Pessoa com Deficiência

Saúde

Garantir o acesso oportuno, integral, universal e equânime aos usuários com deficiência da Rede Municipal de Saúde de forma regionalizada e de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde.

Assistência ao Climatério/Menopausa

Saúde

Consulta médica e de enfermagem para mulheres no climatério/menopausa. O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. A menopausa é a última menstruação da mulher.

Assistência ao Puerpério - Assistência à Mulher no Pós-parto

Saúde

Consulta médica e de enfermagem para parturientes até o 42° dia após o parto. O puerpério é o período de 6 a 8 semanas pós-parto durante o qual o corpo retorna ao estado pré-gravidez.

Assistência de Tratamento Fora Domicílio (TFD)

Saúde

O setor de Tratamento Fora Domicílio (TFD) fornece passagens os usuários que comprovem, mediante documentação médica como referências, relatórios médicos, cartão de agendamento, dentre outros, a marcação da consulta e/ou procedimento.

Atendimento à Criança - Atenção às Doenças Prevalentes na Infância

Saúde

Avaliação dos sinais de risco/perigo em toda criança que comparece à unidade, com priorização para o atendimento dos casos graves e encaminhamento para atendimento imediato com enfermeiro/médico na própria unidade ou em unidade de urgência e emergência;

Atendimento à Criança - Avaliação do Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Saúde

Consultas realizadas pela equipe de saúde para avaliação integral de saúde da criança com o objetivo de:
1 - Acompanhar o crescimento e desenvolvimento infantil;
2 - Orientar e encaminhar o teste do pezinho;
3 - Atualizar vacinas;
4 - Incentivar ao aleitamento materno;
5 - Verificar o estado nutricional e a prevenção da anemia ferropriva;
6 - Orientar a saúde bucal;
7 - Orientar a prevenção de acidentes domésticos.

Atendimento à Saúde do Idoso

Saúde

Assistência à pessoa idosa, favorecendo o acesso aos serviços de saúde, para a prevenção/acompanhamento de doenças próprias da terceira idade, com desenvolvimento de ações preventivas e educativas.