Projeto de Ordenamento do Turismo Náutico

O turismo náutico é segmento de maior destaque no município de Angra dos Reis. Mais de 10.000 embarcações estão cadastradas na Delegacia dos Portos local. Dezenas de agências e inúmeros outros operadores individuais oferecem passeios náuticos aos visitantes. Das marinas e clubes da região da Costa Verde, centenas de embarcações de esporte e recreio de veranistas partem com destino a Baia da Ilha Grande.

O fluxo de visitantes em busca das ilhas e praias de Angra aumenta a cada ano, tornando urgente o estabelecimento de regras claras para conter os impactos negativos aos atrativos naturais e vilas costeiras. Foi com esse objetivo que a Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), com o apoio do Sebrae e da Câmara Técnica do Turismo Náutico (instância vinculada do Conselho Municipal de Turismo) está empenhada em um projeto de ordenamento do turismo náutico.

Além de estudos e diagnósticos do segmento feitos pela equipe da TurisAngra e do Sebrae, um plano de ação com horizonte de curto, médio e longo prazos foi elaborado em conjunto com CTT Náutico. Esse plano contempla iniciativas em áreas de infraestrutura, regulação e ordenamento, qualificação de práticas e serviços, acesso a mercados, meio ambiente.

A Câmara Técnica de Turismo Náutico (CTT Náutico) se reúne mensalmente e tem como principais prerrogativas prestar auxílio técnico aos projetos em desenvolvimento, além de acompanhar o andamento dos trabalhos. Organizar o turismo náutico em Angra dos Reis demanda projetos coordenados e contínuos. A CTT Náutico constitui a base para que as políticas públicas de ordenamento do setor sejam executadas dentro dos princípios da sustentabilidade conforme o planejamento construído pelo presente projeto.

Para que as ações e diretrizes do projeto possam ser divulgadas e potencializadas, estão disponibilizados abaixo os documentos gerados:

Relatórios de Reuniões - 2016

Relatórios de Reuniões - 2015