Equipamentos de Apoio ao Setor Pesqueiro

Cais de Atracação

Cais, são estruturas de apoio a atividade de pesca, utilizadas para a descarga do pescado e abastecimento das embarcações quanto a mantimentos e petrechos utilizados no período da captura. É de responsabilidade da Secretaria de Pesca e Aquicultura a manutenção destas estruturas nas ilhas do Município, como também no continente, quando de utilidade das comunidades pesqueiras. Além destes, passarelas, pontes e caminhos de servidão, também fazem parte das estruturas de apoio as comunidades pesqueiras mantidas pelo município.

Estruturas que receberam reparos e manutenção em 2013:

- cais da praia de Matariz – ilha Grande
- cais da praia Vermelha – ilha Grande
- cais do Saco do Céu – ilha Grande
- cais praia de Araçatiba – ilha Grande
- cais da praia das Flexas – ilha da Gipóia


Estruturas com reforma em 2013:

- cais do Pontal – continente
- cais do Bonfim – contiente – nesta reforma este sofreu acréscimo de 4 metros
- cais da Enseada - continente nesta reforma este sofreu acréscimo de 20 metros
- cais da praia da Tapera – ilha Grande
- cais da praia do Camorim – continente


Mercado do Peixe (Mercado Redondo)

O Mercado do Peixe situado na Praça Zumbi dos Palmares (antiga Praça Duque de Caxias), no centro da cidade, é um prédio secular de 1914, que depois das obras realizadas pela prefeitura, se transformou em um estabelecimento de comercialização de pescado, mas mantendo sua fachada conforme as normas estabelecidas pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural. O prédio que prima pela beleza e harmonia arquitetônica, possui na área interna pisos próprios para o ambiente de trabalho, bancadas azulejadas, banheiros e pintura originais nas paredes, portas e janelas. Nele são comercializados peixes da pesca artesanal e também da pesca industrial. O diferencial deste mercado é a venda de pescado sempre fresco, que são trazidos diarimente pelos pescadores.

Foto: vista da fachada.


Foto: vista da área interna do Mercado Redondo.


Diariamente o ambiente do mercado é higienizado com utilização de desinfetante biológico. O produto consiste de bactérias desidratadas armazenadas em farelo de trigo e micronutrientes que, quando em contato com a água, degradam a matéria orgânica causadora de odores. É um produto eficaz e ecológico, pois seu uso não causa danos ambientais e após a ação não deixa restos ou resíduos no ambiente.

Horários de funcionamento:

Segunda à sábado de 07:00h às 14:00h
Domingo – de 07:00h às 13:00h


Oyster Bar

Inaugurado em 2008, também situado na Praça Zumbi dos Palmares, tem o mesmo objetivo do Mercado Redondo, com 8 bancas frigorificadas, utilizado por 8 permissionarios, que atuam como Microempreendedores individuais. Assim como o mercado redondo, o diferencial deste mercado é a venda de pescado sempre fresco, que são trazidos diarimente pelos pescadores.

Foto: vista frontal do prédio.


Foto: vista da banca do mercado.


Assim como no mercado redondo, diariamente o ambiente do mercado é higienizado com utilização de desinfetante biológico.

Horários de funcionamento:

Segunda à sábado de 07:00h às 14:00h
Domingo – de 07:00h às 13:00h


Cais dos Pescadores

Localizado no Centro da Cidade, abrange uma grande porção de área dentro do Cais de Santa Luzia, onde a Secretaria dá suporte à pesca, aos barcos de pequeno a grande porte, para realizarem atividades como descargas de pescados, abastecimentos de gelo, consertos de redes e manutenções de motores e de equipamentos de pesca em geral. Com 150 metros de comprimento e capacidade para atracação de até 10 barcos simultaneamente, é neste cais ocorre a maior parte da descarga do pescado do mumicípio.

Foto: área de conserto de rede no cais.


Foto: pescadores realizando o conserto de rede no cais.


Foto: barcos de pesca atracados no cais.


Foto: barcos de pesca atracados no cais.


Foto: barcos de pesca realizando a descarga do pescado.


Foto: barcos de pesca realizando a descarga do pescado.


Foto: barcos de pesca realizando a descarga do pescado.


Foto: pescadores realizando a descarga do pescado.


Foto: esteira "passando" o pescado da embarcação para o caminhão de transporte.


Assim como no mercado redondo, diariamente o Cais é lavado.

Consultório Dentário – Chico Preto

Inaugurado em dezembro de 2006, foi criado com o objetivo de priorizar o atendimento aos pescadores, aquicultores, agricultores e seus familiares no tratamento dentário básico e dar encaminhamento para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) quando necessário. Recebeu o nome de "Francisco Paulo de Oliveira, o Chico Preto", homenagiando o mais conhecido e prestigiado pescador de Angra dos Reis. Localizado na na sede da Secretaria, realiza atendimentos nas segundas, terças e quartas-feiras, de 8h e 30min às 16h e 30min. São realizados até oito atendimentos diários, e no primeiro semestre de 2013, foram realizados mais de 170 atendimentos.

Dentista de plantão: Dra. Mônica Gentil Mattos.

Foto: atendimento no consultório odontológico "Chico Pescador".