Seja um Voluntário

O serviço voluntariado da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito de Angra dos Reis é formado por um grupo de pessoas de diversas comunidades no município, que atuam de forma descentralizada e voluntária. Hoje, a autarquia conta com mais de 3 mil voluntários.

Posso ser um voluntário?

Qualquer pessoa pode ser um voluntário. Basta querer! Faça sua inscrição na sede da Defesa Civil, na Av. Júlio César de Noronha, 271 - São Bento, ou pelo site, através do formulário online.

FIcha de inscrição

Dicas para o voluntário?

  1. Todos podem ser voluntários

    Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas possuem capacidades, habilidades e dons. O que cada um faz bem pode fazer bem a alguém.

  2. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária

    Não é uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa a pessoa, oportunidade de se fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades.

  3. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla

    O voluntário doa sua energia e criatividade, mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

  4. Voluntariado é escolha

    Não há hierarquia de prioridades. As formas de ação são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário.

  5. Cada um é voluntário a seu modo

    Não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. Alguns voluntários são capazes, por si mesmos, de olhar em volta, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo, juntando os vizinhos, amigos ou colegas de trabalho. Por vezes é uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube de serviços, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa.

  6. Voluntariado é uma ferramenta de inclusão social

    Todos têm o direito de ser voluntários. As energias, recursos e competências de jovens, pessoas portadoras de deficiência, idosos e aposentados podem e devem ser mobilizadas.

  7. Voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica

    É algo que vem de dentro da gente e faz bem aos outros. No voluntariado todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha e a comunidade.

Programa de benefícios para voluntários

Os voluntários recebem uma carteira de identificação com direito a descontos em diversos estabelecimentos comerciais do município de Angra e adjacências.

Conheça os estabelimentos convêniados