Coordenadoria da Juventude

Cartilhas "TÔ LIGADO"

Cartilha sobre alcoolismo

1) Álcool e Jovens: O que um jovem precisa saber para evitar problemas?

Cerveja, vinho, caipirinha, chope: elementos da vida cotidiana de muita gente. Essas bebidas ajudam a celebrar datas festivas, a selar compromissos, a completar refeições nos fins de semana, alegrar festas, "criar um clima". São a desculpa para encontrar os amigos num barzinho, depois do cinema, ou mesmo só para conversar.

Mas, se bebida traz momentos bons e alegria, não é novidade para ninguém que pode trazer muito sofrimento também. Acidentes de carro, atropelamentos, quedas, violência familiar e nas ruas, além de uma série de problemas de saúde são resultado do consumo abusivo de bebidas.

Bebe-se demais, no lugar errado, na hora errada, com a companhia errada. E não estamos falando aqui de alcoolismo, não! Estamos falando de qualquer pessoa que bebe, com qualquer idade, que pode acabar se dando mal simplesmente por ter bebido numa situação indevida.

Essa cartilha discute o uso de bebidas alcoólicas para informar os jovens, ajudando a desfazer mitos, oferecendo dicas e fazendo algumas sugestões sobre maneiras de diminuir os riscos associados ao consumo de álcool.

Download cartilha sobre alcoolismo

Casrtilha para educadores

2) Cartilha para Educadores

Educadores de ensino fundamental e médio são, cada vez mais, cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública para abordarem a questão das drogas em sala de aula, e para saberem lidar de modo efetivo com alunos que necessitam atenção especial nessa questão.

Se você é um desses educadores sob pressão, sabe que a tarefa não é fácil. E que, na maioria dos casos, você e seus colegas estão fazendo o que é possível, sem que tenham oportunidade de realmente planejar ações e discutir projetos mais estruturados na área.

Esta cartilha se propõe a oferecer subsídios teóricos e práticos para que seus esforços sejam mais alinhados com o que as pesquisas científicas têm apontado como mais eficaz no campo da prevenção do consumo de drogas na escola.

Download da cartilha para educadores

Cartilha Mudando Comportamentos

3) Mudando Comportamentos: Colocando na balança - por que, como e quando mudar?

Ninguém conhece seu corpo e sua mente melhor do que você. Da mesma forma, você é a pessoa que tem mais a perder, caso não dedique a seu corpo e sua mente o cuidado que merecem. Pense nisso toda vez que decidir adiar, mais uma vez, uma mudança na sua vida, que você sabe que é necessária e urgente. Esta cartilha se propõe a oferecer subsídios teóricos e práticos para que seus esforços sejam mais alinhados com o que as pesquisas científicas têm apontado como mais eficaz no campo da prevenção do consumo de drogas na escola.

Download da cartilha "Mudando comportamentos"

Cartilha para pais de crianças

4) Cartilha Para Pais de Crianças

Essa cartilha é dirigida a pais de crianças e tem o objetivo de sugerir atitudes que podem ser adotadas na educação dos filhos para que, mais tarde, eles tenham poucas chances de virem a abusar de álcool, cigarros e outras drogas.

Essa Publicação tem como base achados científicos de vários países e se apóia em duas premissas:

A primeira é que as vivências da infância são extremamente poderosas para formar adolescentes e adultos seguros, com auto-estima elevada e preparados para a vida em sociedade.

A segunda é que os pais são, quase sempre, os adultos mais importantes na vida das crianças.

Por isso, os pais têm uma influência fundamental no desenvolvimento de comportamentos, emoções e habilidades, seja através do próprio exemplo, seja por serem capazes de propiciar experiências positivas e minimizar algumas experiências negativas impossíveis de serem evitadas.

O conteúdo foi dividido em três eixos. Para facilitar a memorização, todos se iniciam com a letra C, de criança: COVERSA, CUIDADO E CIDADANIA.

Download da cartilha para pais de crianças

Cartilha para pais de adolescentes

5) Cartilha Para Pais de Adolescentes

Essa cartilha visa orientar pais de adolescentes e oferecer informações e orientações para ajudá-los a transformar a energia muitas vezes consumida pela ansiedade, em iniciativas produtivas que contribuam para que os riscos de seus filhos terem problemas com bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas sejam minimizadas.

As orientações aqui contidas são insuficientes, caso seu filho ou sua filha já estejam enfrentando problemas com o consumo de álcool e outras drogas. Nesse caso, é necessário buscar ajuda especializada.

O conteúdo das orientações preventivas desta cartilha foi dividido em quatro partes: uma mais geral, com algumas sugestões sobre como conversar a respeito de limites com seus filhos; as outras três tratam de situações que ocorrem frequentemente na convivência entre pais e filhos adolescentes, como por exemplo: as relações com as "más companhias", as conversas sobre drogas, as reações dos pais quando encontram drogas no quarto do(a) filho(a), entre outras.

Download da cartilha para pais de adolescentes