Tecnologias aprimoram atendimentos sociais em Angra

Secretaria de Desenvolvimento Social está investindo no processo de informatização dos equipamentos públicos

Quarta-Feira, 07/04/2021 | Superintendência de Comunicação .

Os novos tempos exigem do poder público ações tecnológicas para ofertar serviços ainda com mais qualidade, humanização e acolhimento à população. É com este objetivo que a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/ Secretaria Executiva de Assistência Social está investindo na informatização dos seus equipamentos e de sua recepção.

Implementado pela coordenação de Vigilância Socioassistencial há um mês, o processo de informatização dos equipamentos está em teste no CRAS Centro. O sistema é quantitativo e consiste em um banco de dados, formulários e relatórios sistematizados que possibilitam a padronização e integração das informações.

O processo mapeia as demandas atendidas na rede de assistência social do município, assim como diagnostica e avalia a capacidade dos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. Ou seja, é possível verificar em tempo real em que bairros há maior demanda por um determinado tipo de auxílio, por exemplo.

Segundo a secretaria, o projeto piloto já tem dado resultados consistentes, possibilitando uma análise em tempo real das atividades executadas pelo equipamento, assim como aumentando a assertividade das diretrizes e ações realizadas. O objeto é que o sistema seja implantado nos demais equipamentos sociais.

Outra ação em andamento é a implementação de um sistema integrado de informação na recepção da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. Por meio dele, há um controle de acesso do fluxo de pessoas que procura atendimento e, consequentemente, uma verificação em tempo real do que não é absorvido pelos CRAS e demais equipamentos sociais.

- Posterior a este sistema, vamos promover um treinamento para nossa equipe e implementar também o prontuário eletrônico. Estas ações vão acontecer em todos os CRAS e demais equipamentos da nossa secretaria, sempre pensando num melhor atendimento à população – frisou o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.