Bem-Estar Animal de Angra torna-se referência na região

Vereador de Volta Redonda veio conhecer o trabalho realizado, a fim de levar a experiência para a cidade do aço

Sexta-Feira, 12/03/2021 | Superintendência de Comunicação .

A causa animal é uma das áreas que recebeu grande investimento da prefeitura nos últimos anos, com a criação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar) e dos serviços por ele oferecidos à população.

Em função disso, um vereador de Volta Redonda esteve, nesta semana, em Angra dos Reis para um bate-papo com a coordenadora do departamento e as veterinárias. O objetivo do parlamentar é levar a experiência de sucesso do município litorâneo para a cidade do aço.

- Ele veio aqui para conhecer a nossa experiência com o castramóvel, mas saiu daqui com outa visão depois de saber que realizamos atendimentos emergenciais para animais de ruas e vai propor essa ação para o município dele. Foi um encontro de troca de ideias, muito produtivo – ressaltou a coordenadora.

Em dois anos de criação, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal castrou e chipou mais de 1.800 animais, por meio do castramóvel adquirido e das parcerias com as clínicas particulares. Além disso, o setor oferece atendimentos emergenciais para animais de rua, com cirurgias abdominais, ortopédicas, exames de RX e ultrassonografia.

- Atualmente temos duas clínicas do município realizando esse serviço. Desde o início da licitação, foram atendidos mais de 165 animais de rua, que necessitaram de alguma intervenção, animais estes que acabariam morrendo em sofrimento – explicou a coordenadora do Bem-Estar Animal.

SERVIÇOS

Para solicitar a castração de animais de rua é necessário enviar contato telefônico, nome de quem dará o lar temporário após a cirurgia, endereço e foto do animal para o email bemestaranimal@angra.rj.gov.br. Já a nova data de cadastro de castração para animais com tutor e bairros contemplados será liberada em abril e divulgada pela prefeitura.

- Para atendimentos emergenciais de animais de rua, basta que haja um lar temporário responsável pela recuperação do animal. O solicitante deve enviar um email para bemestaranimal@angra.rj.gov.br, explicando o que está ocorrendo com o animal, junto com nome e telefone do responsável pelo lar temporário – frisou a coordenadora do Bem-Estar Animal.