Começam as operações da PPP de Iluminação Pública em Angra

Expectativa é que, em dois anos, o Consórcio Luz de Angra troque todas as luminárias do município por LED

Terça-Feira, 09/03/2021 | Superintendência de Comunicação .

Esta terça-feira, dia 9 de março, será um dia histórico para o município de Angra dos Reis, pois teve início a operação da primeira parceria público-privada (PPP) firmada pela prefeitura: a de Iluminação Pública. Nesta manhã, o prefeito e seu vice estiveram no local onde a Enel X, empresa que faz parte do Consórcio Luz de Angra - vencedor certame na Bolsa de Valores, B3, de São Paulo, se instalou.

- Vamos modernizar e tornar eficiente a iluminação pública de Angra dos Reis. Este é um projeto muito importante, pois com uma cidade mais clara teremos mais segurança, isso pagando menos. Novos tempos exigem novas tecnologias e é para isto que estamos trabalhando em nossa cidade – frisou o prefeito.

Segundo o responsável pelo catálogo de serviços da Enel X, a expectativa é que toda a troca de iluminação de Angra seja feita em até dois anos, antecipando o prazo previsto no contrato, que é de 36 meses.

- Tudo o que temos de mais moderno na Itália traremos para o Brasil e a primeira cidade a receber será Angra dos Reis – destacou o representante da Enel X que, junto à Selt Engenharia e Mobit, compõe o Consórcio Luz de Angra.

Esta PPP, gerenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade / Secretaria Executiva de Obras, prevê 100% de troca de luminárias para a tecnologia LED, gerando uma economia de aproximadamente 70% na conta e 100% de eficientização da norma técnica.

Estão também previstos 153 pontos de expansão, que vão estar disponíveis para ligações de eventos tradicionais da cidade. Outro benefício é a iluminação de destaque de 21 bens culturais e turísticos. Haverá também um call center com atendimento ao público 24 horas, sete dias da semana, com um canal de atendimento 0800.

O meio ambiente também será beneficiado, pois o LED não possui mercúrio em sua composição, haverá uma economia mensal de 25 toneladas de emissão de CO2, o descarte de resíduos será ambientalmente correto, tudo com certificação ISO 14.001.

Segundo o secretário-executivo de Obras, as mudanças na iluminação do município serão sentidas pelos moradores de todos os bairros da cidade e os trabalhos acontecerão sempre das ruas principais para as secundárias.

- No ano passado, nós fizemos a troca de duas mil luminárias para a tecnologia LED e, comparando os meses de dezembro e janeiro, tivemos uma economia de R$ 83 mil na conta de energia do município. Nossa expectativa é de que com todo o projeto implantado tenhamos uma economia de 70% - destacou o secretário.

ANGRA PPP

De acordo com o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Estratégica, outras parcerias privadas estão previstas para serem licitadas ainda neste ano: a Cidade Inteligente, que aguarda análise jurídica; e as de Resíduos Sólidos e Fundo Imobiliário, previstas para o mês de abril.

- Vamos transformar a nossa cidade, pois as PPPs fazem em pouco tempo o que o governo levaria muitos anos, pela necessidade alta de investimento. Isto alcança as necessidades e expectativas da população de forma mais ágil – informou o secretário, ressaltando que todas as informações sobre as PPPs estão reunidas no site http://ppp.angra.rj.gov.br/ e podem ser acessadas por todos os cidadãos.