Campanha pró-doação de sangue é iniciada

O evento faz parte das atividades para lembrar o Dia Internacional da Mulher, mas vai perdurar durante todo o ano

Terça-Feira, 09/03/2021 | Superintendência de Comunicação .

Começou ontem (8) a série de atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com ações durante todo o mês. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, via Secretaria Executiva de Ação Social, distribuiu ontem (8) pelas principais ruas da cidade panfletos sobre o tema. Também teve início o movimento pró-doação de sangue, em um momento em que os estoques de sangue no Hemonúcleo da Costa Verde (HCV), que atende ainda as cidades de Paraty, Rio Claro e Mangaratiba, estão bem abaixo do normal para a época em função da pandemia.
Para marcar o início do movimento, a cabo da PM Monak foi até o hemonúcleo fazer a sua parte doando sangue para salvar vidas. Na ocasião, foi apresentada uma lista com 15 pessoas que irão seguir o exemplo da policial. O trabalho continuará por todo o ano e envolverá as outras cidades que são assistidas pelo HCV, com um movimento de sensibilização da importância desta simples ação de doar sangue.
E as atividades do Mês da Mulher continuarão. Amanhã (10), às 14h, no auditório da Defesa Civil, está marcada uma discussão sobre o “Fortalecimento da Rede de Atendimento à mulher”. Participarão do debate representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania; Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Delegada Carla Ferrão e Chefe de Investigação Raphael Quintanilha); Patrulha Maria da Penha ( Sargento Avelino e Cabo Monak) e Coordenação da Saúde da Mulher (Dra Danielle Ennes).
No dia 24 de março (quarta-feira) a programação continua por meio de uma roda de conversa com o tema “Mulher Superação”, no auditório da Defesa Civil, a partir das 14h. Participam do evento Cássia Marques - Gerente de Proteção Básica; Marina Pampure - Gerente de Proteção Especial; Vanessa Davies - Coordenadora da Mulher e Pessoa Idosa; Dra Danielle Enles - Coordenadora da Saúde da Mulher e Ana Paula Ventura – Secretária de Cidadania da Câmara Municipal de Angra dos Reis.
No dia 26 de março, às 11h, no auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, Balneário, vai ser realizado “Um bom papo, trazendo boas notícias”, com a participação da jornalista Ana Paula Garcia, gerente de Jornalismo da TV Rio Sul. Fechando a programação, no dia 31 de março (quarta-feira), às 15h, em cada setor da Prefeitura haverá um café especial para as servidoras.
Paralelo a todas às atividades, durante o mês de março, será possível apreciar o trabalho de três importantes artistas plásticas da cidade. Lyla Melo está com sua arte exposta no hall da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. Suely Messias expõe seus quadros no saguão da Prefeitura de Angra e Alda de Assis está com a exposição “Coletânea Alda de Assis”, aberta à visitação na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis.
Mas, a programação não acaba por aí, todas as sextas-feiras será realizado o projeto Cidade em Movimento, com atrações da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer. A cada semana, acontecerá uma atividade surpresa em algum lugar do município. Além disso, um vídeo mostrando as mulheres em movimento em seus setores de trabalho está sendo divulgado.
A programação está sendo organizada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, via Secretaria Executiva de Assistência Social, com o apoio da Secretária de Saúde e das Secretarias Executivas de Esportes e Lazer; Parques e Jardins; Agricultura, Aquicultura e Pesca; Cultura e Patrimônio; Proteção e Defesa Civil; Câmara Municipal de Angra dos Reis; Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam); Patrulha Maria da Penha; Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e empresas da cidade.