Angra investe na construção e reforma de escolas e creches

Expectativa é que as obras de cinco unidades estejam concluídas quando as aulas presenciais retornarem

Terça-Feira, 02/03/2021 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra está trabalhando para que, assim que for possível o retorno das aulas presenciais em função da pandemia, os alunos da rede municipal de Educação possam contar com escolas novas e unidades mais estruturadas, com a realização de reformas.

Na manhã desta terça-feira (2), o prefeito, acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Obras e Serviço Público, foi até duas unidades acompanhar o andamento dos trabalhos.

A primeira escola visitada foi a Escola Municipal Professor Toscano de Britto, na Gamboa do Belém, uma unidade que completará 30 anos em 2022, e que atende a 130 crianças do pré ao 3º ano.

A estrutura da unidade foi completamente reformada e está 100% acessível, com rampas interligando todos os andares, e todo o mobiliário renovado. Além disso, a escola ganhou banheiros e sala de aula acessíveis, novos pátios para recreação dos estudantes e uma biblioteca digital, que além de livros didáticos e de literatura, contará com computadores para pesquisas.

- Essa reforma era um desejo de toda a comunidade. A Toscano de Britto foi totalmente transformada e está de cara nova. Os nossos alunos vão encontrar uma escola nova quando as aulas presenciais forem retomadas. Será uma grande festa para toda a comunidade – avaliou a diretora, Lucinéia da Silva Pinheiro.

Depois, o prefeito e sua equipe foram até a creche do Belém, unidade fruto de uma parceria com o Governo Federal, cujas obras estão muito próximas do fim. Com 2.800 metros de área, oito salas de aula, recepção, sala de leitura e multiuso, sala de informática, quatro banheiros (adulto e infantil), dois banheiros para pessoas com deficiências, pátio coberto, anfiteatro e playground, a creche atenderá a 220 crianças, de 0 a 5 anos e 11 meses de idade.

- Nosso objetivo é entregar estas unidades às comunidades assim que a pandemia permitir o retorno das aulas presenciais, com segurança para todos. Estou muito feliz com estas obras, pois investir no aluno e na educação. Faremos tudo com muita responsabilidade, pois investindo nos nossos alunos e na educação, estamos investindo no futuro – destacou o prefeito.

Segundo o secretário-executivo de Obras, outros três espaços estão com as intervenções avançadas e com a expectativa de estarem prontos para receber os alunos com o retorno das aulas presenciais: a creche Sérgio Louzada, no Frade, que está sendo reformada e ampliada; e a creche da Banqueta e a nova escola do Parque Mambucaba, novas unidades que estão sendo construídas pelo governo municipal.