Presidente da Enel X Brasil reafirma compromisso com Angra

Detalhes sobre a PPP da Iluminação Pública e outras ações que vão modernizar a cidade foram discutidos em reunião na sede da prefeitura

Quinta-Feira, 11/02/2021 | Superintendência de Comunicação .

O prefeito de Angra recebeu, nessa quarta-feira (10), o presidente da Enel X Brasil, Francisco Scroffa, e sua equipe, para uma reunião no Salão Nobre. A comitiva responsável pela PPP da Iluminação Pública veio a Angra para demonstrar prioridade no seu compromisso com a cidade e o desejo de transformar o projeto que será desenvolvido no município em um case de sucesso.

A Enel X, por meio do consórcio Luz de Angra, formado também pelas empresas Selt Engenharia e Mobit, será a responsável pela operação, manutenção e modernização de todo o parque de iluminação pública de Angra. Algumas atividades já estarão sob a responsabilidade da empresa a partir do dia 1º de março.

Eles também apresentaram uma proposta da PPP da Iluminação Pública explorar receitas acessórias (valores da realização de atividades econômicas relacionadas ao objeto de um contrato de concessão) da Cidade Inteligente, o que possibilitaria a realização das ações que fazem parte deste projeto. A resposta para a proposta será conhecida em 30 dias.

Se for aprovada, essa mudança no modelo de negócios garantirá mais economicidade, integração, temporalidade de execução e uma melhor gestão urbana.

- Na PPP Cidade Inteligente, o município teria que dispor, no máximo, por mês de R$ 440 mil em contrapartida. Agora, com esse novo modelo de negócios, além de não termos nenhuma contrapartida, Angra receberá 15% do lucro das três fontes de arrecadação das receitas acessórias da Cidade Inteligente, que são o estacionamento rotativo, exploração da fibra óptica e publicidade – explicou o secretário-executivo de Planejamento e Gestão.

O presidente da Enel X está disposto a implementar em Angra toda a tecnologia que a empresa tem em nível mundial.

- É com muito prazer que estamos iniciando as operações aqui em Angra, onde faremos a gerência de todo o parque de iluminação, além de muitas outras modernizações – ressaltou Francisco Scroffa.

De acordo com Carlos Eduardo Cardoso de Souza, o responsável por Soluções e-city da Enel X Brasil, nos próximos dois meses será apresentado um cronograma efetivo com tecnologias que vão desde smart places, conectividade, mobilidade elétrica, eficiência energética, até estacionamentos inteligentes.

- Hoje é um dia importante pra gente, pois estamos oficializando quando iniciaremos a operação de iluminação, mas iremos além da iluminação. Queremos trazer toda a nossa experiência na parte de cidades inteligentes em prol de benefícios nos serviços para o cidadão – informou o executivo.

A modernização do parque de iluminação pública de Angra começará, de fato, a partir de julho, mas ao longo dos próximos meses serão realizadas ações com o objetivo de envolver a população nessa mudança. Uma delas será um concurso cultural para escolas onde os alunos serão convidados a enviar desenhos, fotos e vídeos sobre um monumento histórico da cidade, falando sobre como gostariam que fosse o projeto de iluminação e realce dele.

O prefeito de Angra está animado com os projetos de modernização da cidade e não vê hora deles saírem do papel.

- A Enel X ganhou a licitação da PPP da Iluminação Pública na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Teremos mais eficiência e o município gastará menos recursos, contando com a tecnologia de ponta com a qual a empresa opera na Itália – destacou o prefeito.