Startup de Angra vence competição

O projeto teve o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Quarta-Feira, 20/01/2021 | Superintendência de Comunicação .

O trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Angra com o objetivo de fomentar o empreendedorismo continua gerando bons resultados. Uma startup, nascida no Centro de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Big Valley, comunidade de empreendedorismo e inovação da Costa Verde, foi a vencedora do prêmio Inovasan 2020, da montadora de automóveis Nissan, na última sexta-feira (15).

O Programa InovaSan 2020 possui como objetivo incentivar empreendedores a tirar ideias do papel e transformá-las em negócios que possam crescer exponencialmente, rapidamente e sem multiplicar custos.

A startup campeã, Safe Speed System, é formada por professores/empreendedores e alunos dos cursos de engenharia mecânica e metalúrgica do Cefet/Angra. O projeto vencedor é um dispositivo que plugado na porta ODB2 de qualquer veículo, conectado via bluetooth em um smartphone, consegue controlar a velocidade, evitando com que o motorista receba multas pelo seu excesso.

Cerca de 200 projetos de todo o sul do estado foram inscritos no Programa InovaSan 2020, em três diferentes grupos: meio ambiente, saúde e mobilidade inteligente, que foi a categoria vencida pela startup angrense.

Entre os prêmios que a equipe ganhou estão a Mentoria Técnica sobre produto ou solução da startup e uma viagem para uma capital, a ser definida, custeada pelo Instituto Nissan, com duração de cinco dias úteis, percorrendo locais relacionados à inovação e empreendedorismo, no período entre janeiro e março de 2021 (se possível devido à Covid-19).

Em abril do ano passado, esse mesmo projeto, ainda na fase inicial de desenvolvimento, já havia ficado em segundo lugar no Hackaton (maratona de programação com viés de campeonato) realizado pela Companhia de Concessões Rodoviárias e que reuniu 22 mil inscritos de todo o mundo.