Secretaria de Cultura inicia reuniões nos territórios

Intenção é facilitar o acesso das localidades às políticas públicas culturais e descentralizar ações da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio

Quarta-Feira, 13/01/2021 | Superintendência de Comunicação .

Na última terça-feira (12), a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, deu início a uma série de visitas aos territórios culturais do município. A primeira visita ocorreu no Abraão, na Ilha Grande. A equipe da secretaria, coordenada pelo secretário da pasta, esteve na Casa de Cultura Constantino Cokotós e conversou com os fazedores de cultura da localidade.

– Agendamos horários com todos que quiseram conversar conosco. Pessoas físicas e coletivos culturais foram recebidos em horários determinados, seguindo o protocolo sanitário de nosso município. Nesses encontros anotamos as demandas e necessidades e já encaminhamos às outras secretarias algumas urgências - pontuou o secretário de Cultura.

A principal solicitação no Abraão foi com relação à utilização da Casa de Cultura Constantino Cokotós. O local precisa passar por uma reforma urgente. Também foi iniciada uma ampla discussão sobre o uso do espaço. A Secretaria de Cultura retornará à ilha na próxima semana para dar continuidade ao assunto.

A intenção dos encontros nas localidades, segundo o secretário, é facilitar o acesso desses agentes culturais às políticas públicas do setor: – Vamos nos aproximar dos territórios e manter uma relação constante com o entorno, valorizando assim os fazedores de cultura de cada localidade, respeitando seus costumes e valores – disse ele.

No meio artístico-cultural essa ação foi bastante comemorada, já que o desejo de aproximação entre a Secretaria Executiva de Cultura e as comunidades e territórios mais afastados do Centro é recorrente. O próximo território a ser visitado para uma dinâmica de conversas é o Quilombo do Bracuí.