Ordenamento integrado na Costa Verde

Angra, Mangaratiba e Paraty discutem medidas contra coronavírus e turismo irregular

Sábado, 09/01/2021 | Superintendência de Comunicação .

Gestores da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (Turisangra) receberam representantes do trade turístico e da Prefeitura de Mangaratiba para discutir ações conjuntas de ordenamento do setor na Costa Verde. O encontro aconteceu na quinta-feira, dia 7, na sede da fundação.

Foram discutidos alguns alinhamentos de estratégia para desenvolvimento e fortalecimento das políticas de ordenamento da região. Dentre as iniciativas, estão a implementação de decretos e taxas unificados, cobrança e fiscalização das empresas do setor em Angra, Paraty e Mangaratiba.

Outra ação é o convênio realizado entre os três municípios e a Marinha, por meio da Capitania dos Portos, para uma força-tarefa para fiscalizar e coibir embarcações que fazem travessias irregulares e navegam em áreas restritas, conforme mapeamento da Marinha. Um exemplo são as embarcações menores que circulam em áreas permitidas apenas para aquelas de maior porte.

Também foi discutida a intensificação de barreiras integradas, em Itacuruçá e na RJ-155, com apoio da PRF, para impedir a entrada de veículos irregulares e sem autorização, como, por exemplo, ônibus, vans e micro-ônibus.

Estiveram presentes o presidente da Turisangra, Fernando Seabra, o superintendente da TurisAngra, Ulisses Covas, o secretário executivo da Ilha Grande, Carlos Kazuo, o secretário executivo de Segurança Pública de Angra, Douglas Barbosa, o vice-prefeito de Angra, Christiano Alvernaz, e os secretários de Turismo e de Segurança de Mangaratiba.

– A reunão foi bastante proveitosa e algumas dessas ações já serão implementadas de maneira imediata – disse o presidente da Turisangra, que citou como exemplo as barreiras de quinta a domingo em entradas da região da Costa Verde, a fiscalização na praia de Japariz, além da exigência de nota fiscal da prestação de serviços turísticos, como passeios náuticos, restaurantes e afins.

Será agendada uma próxima reunião dentro de alguns dias, desta vez com representantes também de Paraty, para debater mais detalhes da estratégia unificada de ordenamento.