Gestores da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (Turisangra) receberam representantes do trade turístico e da Prefeitura de Mangaratiba para discutir ações conjuntas de ordenamento do setor na Costa Verde. O encontro aconteceu na quinta-feira, dia 7, na sede da fundação.
Foram discutidos alguns alinhamentos de estratégia para desenvolvimento e fortalecimento das políticas de ordenamento da região. Dentre as iniciativas, estão a implementação de decretos e taxas unificados, cobrança e fiscalização das empresas do setor em Angra, Paraty e Mangaratiba.
Outra ação é o convênio realizado entre os três municípios e a Marinha, por meio da Capitania dos Portos, para uma força-tarefa para fiscalizar e coibir embarcações que fazem travessias irregulares e navegam em áreas restritas, conforme mapeamento da Marinha. Um exemplo são as embarcações menores que circulam em áreas permitidas apenas para aquelas de maior porte.
Também foi discutida a intensificação de barreiras integradas, em Itacuruçá e na RJ-155, com apoio da PRF, para impedir a entrada de veículos irregulares e sem autorização, como, por exemplo, ônibus, vans e micro-ônibus.
Estiveram presentes o presidente da Turisangra, Fernando Seabra, o superintendente da TurisAngra, Ulisses Covas, o secretário executivo da Ilha Grande, Carlos Kazuo, o secretário executivo de Segurança Pública de Angra, Douglas Barbosa, o vice-prefeito de Angra, Christiano Alvernaz, e os secretários de Turismo e de Segurança de Mangaratiba.
– A reunão foi bastante proveitosa e algumas dessas ações já serão implementadas de maneira imediata – disse o presidente da Turisangra, que citou como exemplo as barreiras de quinta a domingo em entradas da região da Costa Verde, a fiscalização na praia de Japariz, além da exigência de nota fiscal da prestação de serviços turísticos, como passeios náuticos, restaurantes e afins.
Será agendada uma próxima reunião dentro de alguns dias, desta vez com representantes também de Paraty, para debater mais detalhes da estratégia unificada de ordenamento.
Ordenamento integrado na Costa Verde
Angra, Mangaratiba e Paraty discutem medidas contra coronavírus e turismo irregular