Angra debate tecnologia e inovação

Parque Tecnológico do Mar e cidade inteligente foram os temas principais em evento do Ministério da Ciência

Sexta-Feira, 04/12/2020 | Superintendência de Comunicação .

Angra foi a pauta do Teias da Inovação na última quinta-feira (3). Com o tema “Angra dos Reis 4.0: a construção de uma cidade inteligente e inovadora”, representantes da Prefeitura de Angra participaram de um encontro virtual para debater estratégias de tecnologia e inovação voltadas para a geração de oportunidades, emprego, renda e qualidade de vida no município.

O encontro teve a participação do prefeito de Angra, Fernando Jordão; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello; e do secretário-executivo de Planejamento e Gestão Estratégica, André Pimenta; além de representantes do Sebrae, Cefet-Angra e da empresa iCities, voltada para a gestão de cidades inteligentes.

O Teias da Inovação é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que visa contribuir para o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação brasileiros, levando a seus atores mais conhecimento, promovendo o debate e maior articulação entre integrantes desses ecossistemas e entre estes e os demais, levantando necessidades que possam se transformar em ações locais ou políticas públicas. O objetivo é ampliar as redes de empreendedorismo e inovação no país, conectando os ecossistemas de inovação das cidades, promovendo debates temáticos gratuitos com foco no desenvolvimento.

O Teias da Inovação já promoveu encontros recentemente para discutir outras cidades brasileiras importantes, como Londrina, Maceió e Goiânia. O programa veio a Angra para debater como os atores locais estão se organizando para gerar mais competitividade para o município e para o país. E as perspectivas foram vistas como positivas. O primeiro a falar foi o prefeito.

– Se a gente fala de Angra, temos que falar sobre o mar. Somos os maiores produtores de sardinha e de vieira do Brasil e temos uma das melhores estruturas de marinas – ressaltou o prefeito, explicando o porquê da escolha de se investir em um parque tecnológico ligado a atividades que envolvam o mar.

Angra dos Reis tem se empenhado nos últimos anos para ser um relevante polo tecnológico brasileiro para além da tecnologia de energia nuclear. O município hoje tem um dos mais completos e inovadores projetos de parceria público-privada de cidade inteligente em iluminação pública, além de estar implantando o primeiro Parque Tecnológico do Mar, seguindo modelos europeus.

O prefeito destacou a importância de se buscar boas parcerias público-privadas para a gestão do município. O secretário municipal de Planejamento citou iniciativas já adotadas, como o geoprocessamento e o novo sistema de iluminação pública. Ele citou como um dos desafios para se implantar o conceito de cidade inteligente em Angra a ampliação da rede de fibra ótica, o que irá possibilitar a interconexão entre moradores, turistas, gestão pública, empresas, locais e serviços da cidade. O conceito de cidade inteligente envolve o uso de tipos diferentes de tecnologia para transmissão de dados e gerenciamento de recursos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico falou sobre a necessidade de se criar novas matrizes econômicas, já que o petróleo, matriz principal em Angra e no estado do Rio de Janeiro, deverá perder importância nas próximas décadas. Ele mostrou o andamento da criação do parque tecnológico e iniciativas da comunidade de inovação BIG Valley. O secretário citou outras atividades econômicas ligadas ao mar além da pesca e da maricultura, como a construção naval, o turismo e o setor náutico. Todas com presença marcante em Angra.

Para quem quiser mais informações, A live do Teias da Inovação sobre Angra está disponível na íntegra, no Youtube. Outra opção é o site da Secretaria de Governo, que reúne informações sobre diversos projetos de inovação tecnológica para a gestão pública de Angra.


Teias da Inovação Angra:
https://www.youtube.com/watch?v=38OBGA14KtE

Site da Secretaria de Governo de Angra:
http://cidadeinteligente.angra.rj.gov.br/

Teias da Inovação (MCTI):
https://teiasdainovacao.com.br