Árvore de Natal do Angraprev

Aposentados ajudam a enfeitar a “árvore dos amigos”

Quarta-Feira, 02/12/2020 | Superintendência de Comunicação .

O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev), em mais uma iniciativa para manter o engajamento de antigos servidores da prefeitura, deu início na segunda-feira (30 de novembro) à montagem de sua árvore de Natal com a participação dos aposentados da instituição. O Angraprev, que normalmente promove diversas ocasiões de encontro e confraternização entre os servidores aposentados, neste ano de pandemia precisou rever essas práticas.

– Perdemos muitos amigos aposentados em 2020, vitimados pela covid-19. E a categoria dos aposentados foi a que mais sofreu com o isolamento social. Por isso decidimos fazer algo para renovar as esperanças. O manacá [árvore escolhida para receber os enfeites de Natal] possui raízes firmes e floresce apesar das dificuldades – disse a presidente do instituto, explicando o simbolismo.

A ideia é que cada aposentado e pensionista do Angraprev ajude a enfeitar a árvore, localizada na sede do instituto. Cada um pode levar um ornamento para deixar a sua marca. A sede do Angraprev é um espaço de encontro e esta é mais uma forma de esses encontros ocorrerem, sem que haja aglomeração.

– Nosso propósito para a gestão dos próximos anos é informatizar. Apesar dos problemas, a pandemia serviu para usarmos melhor a tecnologia. Mantivemos contato com os servidores aposentados por grupo de Whatsapp e até fizemos um “café virtual” – explica a presidente do instituto, que conta atualmente com 1.745 beneficiários (1.435 aposentados e 310 pensionistas).

O manacá já está bem enfeitado. E o primeiro adereço foi uma placa escrita “árvore dos amigos”, feita pelo casal de servidores Marcelo e Cristina de Souza. A “árvore dos amigos”, como vem sendo chamada, está aguardando a visita dos demais aposentados no pátio principal da sede do Angraprev, que fica na rua Dr. Orlando Gonçalves, 231 (perto do Angra Shopping).

– É uma ideia bonita, importante em um momento como este, que mostra como nossas amizades são importantes – disse a professora aposentada Conceição Fonseca, que também deixou seu enfeite.