Saae constrói novo lançador submarino no Abraão

A tubulação vai substituir a antiga que tem mais de 15 anos de uso

Quinta-Feira, 19/11/2020 | Superintendência de Comunicação .

Mil metros de tubos foram embarcados com destino à Vila do Abraão, na Ilha Grande. Eles estão sendo utilizados pelo Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae/Angra) na obra de construção do novo lançador submarino utilizado no descarte de efluentes. O que existe atualmente tem mais 15 anos e está em estado precário e com um traçado inadequado. As obras já começaram e devem durar 45 dias.

Esses tubos serão colocados no fundo do mar, em um traçado mais reto, a uma distância de cerca de um quilômetro da Estação de Tratamento de Esgoto do Abraão. Serão fixadas ainda 250 poitas para segurar a tubulação no fundo do mar, a fim de que ela possa jogar o esgoto tratado a uma distância maior da praia.

O Saae decidiu realizar a obra, que está sendo executada por dois mergulhadores da própria autarquia, porque constantemente tinha que fazer reparos no lançador antigo. Mas as pessoas devem continuar atentas, tendo cuidado com as embarcações, redes e âncoras para não causar danos à nova tubulação.

Secretarias relacionadas: SAAE