Quimioterapia e cirurgias oncológicas disponíveis em Angra

A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia funciona no HMJ e já realizou mais de 200 atendimentos.

Quinta-Feira, 19/11/2020 | Superintendência de Comunicação .

Desde o dia 29 de setembro, pacientes com câncer não precisam mais sair de Angra dos Reis para fazer quimioterapia ou se submeter a cirurgias oncológicas. A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia Christiane Jordão (Unacon), que funciona no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) e é mantida pela prefeitura, oferece um atendimento humanizado e estrutura de alta qualidade.

Com menos de dois meses de funcionamento, a Unacon já realizou 213 atendimentos, sendo 75 consultas em oncologia clínica e cirúrgica e 138 exames diagnósticos realizados (endoscopias e colonoscopias). No momento há 38 pacientes em atendimento.

Para a realização de quimioterapia é possível atender até 20 pacientes por dia, de segunda a sexta-feira. As consultas de primeira vez em oncologia estão seguindo uma frequência média de 12 a 15 por semana, porém, a capacidade da Unacon é bem maior, chegando a 60 consultas por semana e podendo ter esse número ampliado, se houver demanda.

Anteriormente esses pacientes seriam encaminhados para Volta Redonda. Agora, além da quimioterapia e de cirurgias, os pacientes realizam os exames diagnósticos para acompanhamento e controle, como tomografia e laboratório, também no Hospital Municipal da Japuíba. Para os pacientes em tratamento, o próprio serviço providencia o agendamento dos exames complementares.

Na sexta-feira (13) aconteceu a primeira cirurgia da Unacon. Um cirurgião de cabeça e pescoço realizou uma faringectomia total (remoção da faringe), em paciente com carcinoma de orofaringe. Correu tudo bem e a paciente já teve alta. Mais quatro cirurgias oncológicas estão agendadas para os próximos dias.

A realização dos procedimentos cirúrgicos oncológicos ocorre no centro cirúrgico do HMJ, com o médico oncologista clínico definindo a conduta de tratamento a ser seguida.

A Unacon conta com atendimento em oncologia clínica e cirúrgica, disponibilizando aos usuários do SUS atendimento em quimioterapia e cirurgias oncológicas. Ela foi montada numa área de 242,40 m², abrigando recepção, dois consultórios e sala de aplicação de quimioterápicos com 12 vagas para atendimentos simultâneos em quimioterapia, sendo dez poltronas e dois leitos, além de estrutura de apoio.

FUNCIONAMENTO DA UNACON

Para fazer uso dos serviços oferecidos gratuitamente pela Unacon, o paciente com o diagnóstico confirmado de câncer deve ir até a unidade de saúde de seu bairro, com a referência, e solicitar o agendamento.

Os cidadãos que já fazem tratamento fora domicílio podem optar em continuar onde estão ou serem transferidos para Angra. Aqueles que decidirem mudar são acolhidos e o serviço de assistência social da Unacon auxilia no processo de transferência do prontuário do paciente para definir como será a continuidade do tratamento.

De início, os serviços serão custeados pela Prefeitura de Angra. Em um segundo momento, após a habilitação pelo Ministério da Saúde, o serviço passará a ser regional, transformando o município numa referência em atendimento oncológico. Mais informações sobre a Unacon podem ser obtidas por meio do telefone 0800 024 0819 - ramal 207.

Secretarias relacionadas: Saúde