Drive thru com vacinação de sarampo nesse sábado

Ação será realizada no Shopping Piratas

Quinta-Feira, 10/09/2020 | Superintendência de Comunicação .

Numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Shopping Piratas, a Prefeitura de Angra dos Reis realiza mais uma ação com o objetivo de fazer com que a campanha contra o Sarampo atinja a meta no município.

No sábado (12), o drive thru de vacina vai facilitar o acesso a quem não quer se dirigir à unidade de saúde, efetuando a vacinação dentro do próprio carro, utilizando o piso G3 do estacionamento do shopping para o evento. A ideia é aplicar a vacina do sarampo principalmente em adultos de 20 a 49 anos, das 10h às 16h. Na ocasião, o acesso ao shopping àqueles que desejarem se vacinar será feito pela Estrada do Marinas, aberto exclusivamente à estrutura da ação.

O Ministério da Saúde ampliou a campanha de vacinação da faixa etária entre 20 a 49 anos — que originalmente terminaria no dia 31 de agosto — por conta da baixíssima adesão em todo o país. Segundo comunicado do Governo Federal na semana passada, pouco mais de 5 milhões de pessoas entre 20 e 49 anos receberam sua dose, o que correspondia a somente 5,8% desse público-alvo. Para controlar a doença por meio da imunidade coletiva, estima-se que 95% da população deve estar imunizada. O sarampo está entre as infecções com maior capacidade de transmissão.

A campanha começou em 2019, quando irrompeu um surto do vírus no país. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado, com o objetivo de vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e, depois, jovens de 20 a 29 anos. O terceiro estágio teve como público-alvo as pessoas de 5 a 19 anos e ocorreu entre 10 de fevereiro a 13 de março de 2020.

Aqueles que têm entre 20 e 49 anos figuram entre os priorizados por supostamente ter uma menor taxa de vacinação na infância contra o sarampo – e porque houve uma mudança no calendário de vacinação que interfere na proteção contra essa infecção no longo prazo. Logo, aqueles com idade um pouco mais avançada podem não ter sido adequadamente imunizados. Mesmo as pessoas de 20 a 49 anos que já receberam as vacinas na infância devem comparecer ao drive thru para uma dose de reforço. Embora seja bastante eficaz, a vacina contra o sarampo pode não proteger adequadamente alguns indivíduos, e a vacinação extra minimiza esse risco.

Além do sarampo, quem ainda não se vacinou contra a gripe também poderá ser imunizado no drive thru, que também vai oferecer a vacina contra H1N1. O município não descuida do combate à síndrome gripal e vai disponibilizar vacina contra a influenza para todas as idades.

O drive thru de vacina, que não tem nenhum cunho comercial e não apresenta qualquer tipo de cobrança, é inovador, e conta com o apoio total da Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura, além de outros apoios importantes quanto à realização da iniciativa.