Prefeitura e Fiocruz em ação de saúde na Aldeia Sapukai

Informações sobre prevenção de doenças e cuidados quanto ao coronavírus foram transmitidas aos indígenas, que também fizeram testes para Covid-19

Quinta-Feira, 10/09/2020 | Superintendência de Comunicação .

Na manhã de quarta-feira (9), uma comitiva formada por profissionais da Secretaria de Saúde e da Vigilância Ambiental foi até a Aldeia Sapukai, no Bracuí, para efetuar uma ação de saúde referente à prevenção de doenças e à Covid-19, que incluiu a testagem daqueles que se prontificaram a participar.

Logo no início, foi montada uma tenda na aldeia para reunir os indígenas interessados na temática da ação. Uma equipe de Educação em Saúde Ambiental organizou um teatro de fantoches e uma oficina de pintura voltadas às crianças da localidade, transmitindo através de atividades lúdicas informações sobre doenças como dengue, chikungunha e zica e Covid-19.

Por meio da parceria entre o governo municipal e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram efetuados exames RT-PCR/Testes rápidos na aldeia, num estudo de investigação relacionado a todos os vírus respiratórios presentes na comunidade. Os exames serão encaminhados à Fiocruz, e os resultados serão enviados à Secretaria de Saúde num prazo de provavelmente cinco dias.

Foram realizados um total de 14 exames (RT-PCR Swab) entre os indígenas que aceitaram participar da ação de saúde. De qualquer forma, já foram efetuados 80 testes desde o dia 1º de setembro, referentes às ações da equipe de Saúde Indígena – os exames feitos na ação visaram à sensibilização da comunidade quanto à realização do Swab para rastreamento de vírus respiratórios na aldeia. As ações na Aldeia Sapukai continuarão sendo efetuadas, e a comitiva da Saúde voltará ao local em breve.