“Música no coração” é mais um aliado contra o coronavírus

Coral musical formado por profissionais do Centro de Referência Covid-19 oferece apoio e momentos de tranquilidade aos pacientes

Quinta-Feira, 06/08/2020 | Superintendência de Comunicação .

Em Angra dos Reis, a criatividade e o amor ao próximo deram vida ao projeto “Música no coração”, criado para oferecer mensagens de positividade e esperança aos internados no Centro de Referência Covid-19, por meio de músicas apresentadas pelos próprios profissionais de saúde aos pacientes.

Administradores, enfermeiros, maqueiros e técnicos de enfermagem, entre outros profissionais da área – alguns são músicos –, resolveram tocar e também cantar algumas canções aos pacientes, levando músicas aos corredores e enfermarias da unidade, incluindo CTI, oferecendo um pouco de arte e acalento aos corações deles e também dos profissionais da área.

– Na última semana realizamos esse projeto, idealizado pelo serviço social em parceria com o serviço de psicologia, chamado “Música no Coração”. O objetivo é levar um pouco de alegria e conforto aos pacientes, assim como homenagear todos que estão trabalhando nessa unidade. Para isso, reunimos alguns profissionais que são músicos e outros que têm experiência com o canto. Assim, nós nos reunimos e fizemos ensaios, para oferecer isso de forma espontânea – explica a assistente social Janaína de Carvalho.

Para ela, um dos principais desafios relacionado ao atendimento aos pacientes e familiares é o isolamento, já que a Covid-19 é uma doença que faz com que ele seja necessário. Logo, familiares e pacientes não têm contatos físicos. Por conta disso, já havia sido implantado o serviço de vídeo-chamadas, em que a família e o paciente podem conversar semanalmente. Agora, com o “Música no Coração”, os pacientes terão mais uma oportunidade de receber boas vibrações enquanto se recuperam.