Marinha do Brasil no combate ao coronavírus em Angra

Em apoio à Secretaria Municipal de Saúde, grupamento com 36 profissionais já está realizando ações de desinfecção na cidade

Quarta-Feira, 29/07/2020 | Superintendência de Comunicação .

Desde a última segunda-feira (27), a Marinha do Brasil, por meio do Comando Conjunto Leste, deu início a um trabalho de desinfecção em Angra dos Reis relacionado à pandemia do coronavírus, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A ação acontece até sexta-feira (31) em diferentes bairros, nas principais unidades de saúde públicas do município, contando com um destacamento do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializado em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), composto por 36 militares.

As equipes fazem uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S) requeridos para manuseio constante dos produtos químicos utilizados na desinfecção, que utiliza uma mistura de álcool 70% e quaternário de amônio como substâncias desinfectantes. A combinação desses dois elementos possui uma atuação tão eficaz quanto o uso do hipoclorito de sódio, com a vantagem de evitar interdições mais prolongadas, além de odores e gases que poderiam causar irritações na pele, nos olhos e nas vias aéreas.

A atuação da Marinha, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, começou pelo bairro Jacuecanga. Nesta quarta-feira, a ação passou pela Japuíba, na parte da manhã, e Parque Mambucaba, na parte da tarde (CEM e UPA). Amanhã, 30, o trabalho continua no Parque Mambucaba pela manhã e segue para o Centro, no período da tarde (CEM e SPA); na sexta-feira, 31, o serviço será finalizado no Centro (CEM, SPA).

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde Coletiva de Angra dos Reis, a iniciativa também será transmitida para as equipes de profissionais de Angra, na intenção de que as técnicas utilizadas sejam replicadas pelas equipes da cidade – o treinamento será realizado por militares do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC).

– As equipes de cada CEMs/SPAs e ESFs do município serão capacitadas para serem multiplicadores da técnica de desinfecção das unidades de saúde do município em apoio às ações e enfrentamento da Covid-19 pela Secretaria Municipal de Saúde – explica a diretora, ressaltando que o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) e o Hospital de Praia Brava também receberão a ação.