UPPs de Angra são oficialmente inauguradas

A cerimônia aconteceu hoje (23), na UPP do Belém, com a presença do governador e do prefeito

Quinta-Feira, 23/07/2020 | Superintendência de Comunicação .

Funcionando desde o mês de abril com bons resultados no combate à criminalidade, as Unidades de Polícia de Proximidade (UPP) de Angra dos Reis, localizadas nos bairros do Belém, Camorim e Frade, foram oficialmente inauguradas nesta quinta-feira (23) pelo governador do Estado do Rio de Janeiro e pelo prefeito. As unidades contam com um efetivo de 120 policiais militares e representam um novo modelo de policiamento.

– A ideia é que, além de garantir a segurança da população, as unidades ofereçam programas sociais. Aqui teremos secretarias de Estado presentes, como a de Desenvolvimento Social e de Trabalho e Renda. Além disso, estamos trabalhando para implantar no Ciep do bairro Belém mais um Colégio Cívico Militar. Nossa missão é libertar a cidade de toda a criminalidade que assola os moradores – explica o governador, durante a cerimônia realizada na UPP do Belém, ao lado do secretário da Polícia Militar.

O prefeito, acompanhado do secretário-executivo de Segurança Pública, agradeceu a parceria do Estado para a implantação das UPPs.

– Hoje é um dia muito importante para Angra, pois sem segurança não temos nada, nem saúde, nem educação, nem cultura. Conseguimos devolver o direito de ir e vir às pessoas, que antes nem a igreja podiam frequentar. Fizemos um pedido ao Estado para a instalação de uma nova UPP nos morros do Centro e já temos um sinal de que mais este projeto se tornará realidade em breve – comemora o prefeito.

O Instituto de Segurança Pública (ISP) registrou queda nos índices de criminalidade no município no primeiro semestre de 2020. Nos seis primeiros meses do ano, houve 29 casos de homicídios dolosos, 27 vítimas a menos do que no mesmo período do ano passado. No índice de roubo de rua houve uma redução de 57,85%: 57 casos registrados no primeiro semestre deste ano contra 135 no mesmo período de 2019. Nos seis primeiros meses deste ano, foram registrados 16 casos de roubos de veículos, 72 a menos em comparação ao mesmo período do ano passado.

AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO

O projeto de ampliação do aeroporto de Angra dos Reis, aguardado desde 2005, está próximo de decolar. As obras, que contam com investimentos do Ministério da Infraestrutura no valor de R$ 29 milhões, têm previsão de conclusão em 2021. O processo licitatório para o início do conjunto de obras está em andamento na Secretaria de Estado de Transportes e deve ser concluído em setembro.

Em visita ao espaço, com o secretário de estado de Transportes, o governador reafirmou seu compromisso com o turismo.

– Turismo é o nosso novo negócio, por isso a nossa intenção é incentivar o setor na Costa Verde, com a criação de voos comerciais no aeroporto de Angra dos Reis e divulgação das belezas únicas da região – ressalta o governador, antes de comentar sua defesa para que o município sedie um projeto da Disney, por meio da construção de um porto para cruzeiros na América Latina.

O projeto do aeroporto – administrado pelo Estado e concessionado à operação pela Angra Aeroportos – prevê a ampliação da pista de pouso e decolagem e do pátio de aeronaves e a construção de nova pista de táxi.

– Ao longo dessa década e meia, nunca nos sentimos tão confiantes com a realização desta ampliação, que é defendida pelo prefeito, desde quando ele era deputado federal. Aguardamos para breve uma nova visita do governador para a assinatura da ordem de serviço das obras, que vão aquecer a economia da cidade com a geração de muitos postos de trabalho – frisa o diretor do Angra Aeroportos.

O prefeito agradeceu a parceria do Governo do Estado no fortalecimento do turismo.

– Se a gente quiser movimentar o turismo, tem que investir no aeroporto. Este é um sonho de mais de 15 ano que está prestes a se tornar realidade. Nós agradecemos a parceria do governador e a sua presença em nossa cidade – destaca o prefeito.

A visita ao aeroporto foi acompanhada por vereadores e secretários do município.