Prefeitura organiza campanha de prevenção às queimadas

Efetuada pelo Imaar, iniciativa foca principalmente o período de estiagem

Segunda-Feira, 13/07/2020 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra, por meio do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar), está organizando uma campanha relacionada à prevenção das queimadas, sobretudo neste período de estiagem (julho a novembro), onde ocorrem as maiores incidências no município.

O objetivo é levar informações à população, alertando quanto aos problemas provocados pelo fogo e também diminuir o número de focos de incêndio na cidade.

Além de fornecer informações nas redes sociais, o Imaar promoverá campanhas nas comunidades com maiores incidências de queimadas, como é o caso dos bairros vizinhos ao Parque Natural Municipal da Mata Atlântica (Parque da Cidade): Enseada, Encruzo, Ponta do Sapê e Retiro.

Para evitar esse tipo de problema, o Imaar sugere ações simples, mas que oferecem proteção contra as queimadas: evitar jogar pontas de cigarro no ambiente, não usar fogo para a limpeza de terrenos e pastagens, não realizar queima de lixo e ter cuidado no manejo de fogos de artifícios.

Vale ressaltar que a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) oferece pena de um a quatro anos de reclusão para esse tipo de crime, além de multa. No caso de a pessoa avistar algum foco de incêndio, o Imaar pede que os bombeiros militares sejam acionados imediatamente – e, em caso de denúncia, que seja efetuada ligação para o Disque Denúncia (0300-2531177).