Obra de contenção de encosta no Morro da Carioca

Após a conclusão dos serviços, algumas casas interditadas poderão ser liberadas pela Defesa Civil

Sexta-Feira, 26/06/2020 | Superintendência de Comunicação .

Uma importante obra de contenção de encosta e estabilização de talude vem sendo realizada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Obras. O serviço está sendo executado, desde o início do ano, entre as Ruas Lincoln Correa da Silva e Onze de Julho, no Morro da Carioca, e tem a previsão de término para setembro de 2020.
Trata-se do local onde, em 1º janeiro de 2010, aconteceu um deslizamento de terra, matando 22 pessoas, e que também levou a Defesa Civil Municipal a interditar várias casas na região. O objetivo da obra, que tem 2.726 m², é estabilizar o terreno para que posteriormente a Defesa Civil possa fazer uma nova vistoria e, então, liberar algumas residências.
A obra tem o custo de mais de R$ 1 milhão e está sendo feita com recurso próprio do município. A contenção e estabilização consiste na construção de alguns muros de contenção e no retaludamento, que é a reconformação do terreno. Depois será feita uma impermeabilização, seja pelo plantio de grama ou por meio de concreto projetado. Também foram feitas canaletas e escadas hidráulicas para canalizar a água, evitando com que ela seja absorvida pelo terreno e possa ser jogada direto na rede de drenagem da rua.