Angra será alvo do Estudo de Prevalência Covid-19

A pesquisa realizada pela UFRJ e Secretaria de Estado de Saúde começa na próxima semana

Sexta-Feira, 26/06/2020 | Superintendência de Comunicação .

O município de Angra dos Reis foi um dos selecionados para participar do Estudo de Prevalência Covid-19, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. Ao todo, 600 pessoas serão testadas a fim de retratar o perfil dos infectados na cidade: sexo, idade, presença de comorbidade e outras especificidades, além de apontar o quantitativo de indivíduos que já desenvolveu anticorpos. A coleta acontecerá durante seis semanas, a cada 15 dias.

A ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Angra, com participação de todos os departamentos da Secretaria de Saúde (Saúde Coletiva, Atenção Básica, Controle e Avaliação e Referenciada) vai começar na próxima segunda-feira (29), no primeiro distrito. A testagem será disponibilizada no ônibus da saúde, que ficará estacionado no Cais de Santa Luzia, a partir das 9h. A equipe ficará no local até completar o número de 20 pessoas testadas ou até às 16h.

- A cada semana, 100 pessoas sintomáticas serão testadas, ou seja, 20 por dia. Nossa ideia é levar a ação para todos os distritos de Angra dos Reis, incluindo a Ilha Grande para obtermos o resultado mais próximo da nossa realidade – destaca a diretora do Departamento de Saúde Coletiva.

Para participar do estudo, a pessoa terá que assinar um termo de consentimento e, depois, passará por três tipos de teste: rápido, sorológico e swab.