Prefeitura anuncia a criação da Casa do Artesão

Em reunião com o Conselho de Política Cultural, prefeito deu a boa notícia aos artesãos e ouviu as demandas das outras setoriais

Segunda-Feira, 22/06/2020 | Superintendência de Comunicação .

A Casa do Artesão será uma realidade em pouco tempo. Essa foi uma das boas notícias que o prefeito informou aos conselheiros municipais de Cultura, em reunião ocorrida no Centro de Estudos Ambientais, na sexta-feira (19), e que contou ainda com a presença da presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal.
- O Conselho de Política Cultural tem história de lutas e conquistas no município. E dessa vez não foi diferente. Em dezembro, tivemos nossa Conferência de Cultura onde elencamos nossas principais demandas para os próximos dois anos. E nessa reunião apresentamos ao prefeito essas demandas. Para nossa grata surpresa o prefeito se comprometeu com todas elas – informou o presidente do conselho.
Entre os projetos apresentados estava o da construção de uma concha acústica fixa, no Centro da cidade, que possa receber pequenos espetáculos. O prefeito deu sinal verde para a Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, em parceria com a Superintendência de Parques e Jardins, visitar projetos semelhantes no Rio e implantá-lo na cidade. Outro projeto que mereceu as atenções de todos foi a retomada do Festival de Curtas.
O projeto mais próximo de se tornar realidade é a Casa do Artesão, um desejo antigo de quem vive de artesanato em Angra dos Reis. Há tempos eles lutam por um espaço onde além de expor seus materiais, possam confeccioná-los e deixá-los guardados.
O espaço escolhido era ocupado até pouco tempo por dois restaurantes, no Cais de Santa Luzia. O espaço pertence atualmente à TurisAngra, mas será cedido para a Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.
- Os artistas fazem a cultura de Angra e nós só vamos apoiar. A prefeitura quer incentivar o movimento cultural, envolver o setor. O Fundo Municipal de Cultura, constituído na minha gestão, vai possibilitar cada vez mais projetos culturais, em suas diversas áreas, como cinema, arte e dança. A cultura é muito importante também para podermos manter nossa identidade cultural – afirmou o prefeito.