Consultório odontológico da Praia de Matariz é reaberto

Os moradores da localidade, na Ilha Grande, poderão tratar de sua saúde bucal sem precisar ir ao continente

Segunda-Feira, 01/06/2020 | Superintendência de Comunicação .

O consultório odontológico da Praia do Matariz, na Ilha Grande, que funciona dentro da Escola Municipal Brasil dos Reis, foi reativado e está atendendo aos casos de urgência/emergência, seguindo o protocolo preconizado pelo Governo do Estado.
- Problemas bucais não escolhem período para acontecer e os moradores da Ilha Grande enfrentam a questão do difícil acesso. Anteriormente eles não estavam desassistidos, mas a logística era mais confusa, eles tinham que ir até o continente – explica a coordenadora de Saúde Bucal de Angra dos Reis, informando ainda que após a pandemia voltarão os atendimentos ambulatoriais, com marcações de consulta.
A unidade do Matariz foi totalmente equipada, o que permitiu a retomada dos serviços odontológicos na localidade. O espaço conta com cadeira odontológica e ar condicionado novos e equipamentos modernos para o processo de esterilização dos materiais, confecção de restaurações dentárias e para facilitar a remoção de tártaro.
A equipe que atende em Matariz é composta por uma dentista e uma auxiliar de saúde bucal. Atualmente, os atendimentos acontecem duas vezes por semana, nas segundas e quartas, mas em breve passará a ser realizado também nas terças-feiras. O barco que leva os profissionais da saúde sai às 8h do Cais de Santa Luzia e retorna às 17h.
Além do aparelhamento das unidades, em tempos de pandemia, a Secretaria de Saúde está fornecendo também equipamentos de proteção individual (EPIs) para todas as equipes de saúde bucal.