Mais de mil doses de vacina aplicadas no drive-thru

Imunização contra o H1N1 é prorrogada até o final de junho

Segunda-Feira, 01/06/2020 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Shopping Piratas, ofereceu à população mais uma oportunidade de se vacinar contra a H1N1 (gripe), com conforto, segurança e sem aglomeração. No sábado (30), um esquema drive-thru foi montado no piso G3 e funcionou das 10h às 16h.
Com seis postos de vacinação funcionando, não faltou agilidade na imunização. No total, 1010 doses foram aplicadas pelos profissionais da saúde em pessoas que fazem parte dos público-alvos de todas as etapas da campanha de vacinação, entre eles idosos, adultos entre 55 e 59 anos, professores, trabalhadores da saúde e gestantes.
A campanha de vacinação terminaria na sexta-feira (5), mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de junho. Quem ainda não se imunizou deve ligar para o posto de saúde mais próximo de sua residência e agendar a imunização. Até 30 de maio já tinham sido aplicadas 52.125 doses da vacina em Angra dos Reis.
Nesta terceira etapa da imunização, o público-alvo é formado por gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses e 29 dias completos, professores, pessoas com deficiência e integrantes dos grupos de riscos, além daqueles com idades entre 55 e 59 anos.
A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.