Prefeitura renova convênio com o Disque Denúncia

Serviço, implementado na cidade há dois anos, já recebeu mais de 2500 denúncias

Sexta-Feira, 22/05/2020 | Superintendência de Comunicação .

O Disque Denúncia, instrumento importante no combate à criminalidade, está garantido por mais um ano em Angra dos Reis. A prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública, acabou de renovar o convênio assinado com o Instituto MovRio há dois anos. Essa parceria tem contado com o apoio da população angrense, que por meio de ligações e mensagens, envia informações que ajudam as autoridades a diminuir a violência na cidade.

Em dois anos de convênio já foram cadastradas mais de 2.500 denúncias do município de Angra dos Reis. A classe de assunto mais denunciada é a de tráfico de entorpecentes. São 1.404 denúncias, seguida de crimes contra o meio ambiente com 407 informações.

Separando por localidade, o bairro Belém foi o que mais recebeu denúncias, com a maioria delas sendo relacionada ao tráfico de drogas. Foram registradas 201 denúncias da região. Fazendo um comparativo do período atual com os dois anos que antecedem o convênio, ocorreu um aumento de aproximadamente 400% em número de denúncias.

O número de resultados também chama a atenção. Foram 69 armas apreendidas sendo 13 fuzis e 42 pistolas, além de 802 projéteis e 70 carregadores de armas de fogo. Quase 100 kg de drogas apreendidas (cocaína, maconha, ecstasy, crack, cheirinho da loló e skunk).

Neste período 102 pessoas foram presas e 30 autuadas. Tudo isso por meio de informações anônimas recebidas pelos canais de atendimento do Disque Denúncia. Qualquer cidadão pode denunciar atividades criminosas pelo telefone 0300-2531177 (custo de uma ligação local) e pelo aplicativo Disque Denúncia, disponível para IOS e Android. É garantido o anonimato.