Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Capsi ressalta que, em tempos de isolamento social, está atendendo por telefone

Quinta-Feira, 02/04/2020 | Superintendência de Comunicação .

Nesta quarta-feira, dia 2, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Por causa da pandemia de coronavírus, com a necessidade do isolamento social, os autistas são mais suscetíveis ao sofrimento mental devido à quebra de rotina e à interrupção das oficinas terapêuticas em grupos. O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi), unidade da prefeitura responsável por esse atendimento, está oferecendo apoio aos autistas e seus familiares por telefone.

- Os próprios profissionais, diariamente, têm feito ligações para os familiares para acompanhar os usuários do Capsi no período de quarentena. Nesta data, devemos ressaltar a importância da atenção especial ao público autista. Eles necessitam de uma determinada rotina, mais do que as pessoas em geral. Por isso é importante que os responsáveis mantenham uma rotina para eles e que incentivem o ato de brincar – explicou a arteterapeuta da unidade.

O Capsi atende crianças de todo o município e, para isso, conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, assistente social, pediatra, enfermeiro, técnico de enfermagem, educador físico e arteterapeuta. Em caso de dúvida, basta ligar para o Capsi, pelo número 3365-5647, das 8h às 17h.

Secretarias relacionadas: