Angra já tem quase 10 mil vacinados contra a gripe

1º fase da campanha tem como público-alvo idosos e profissionais de saúde

Terça-Feira, 31/03/2020 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, já colhe os resultados relacionados à vacinação contra a gripe H1N1 / Influenza, iniciada no dia 23 de março.

Até o último sábado (28), quando foram efetuadas ações de vacinação com equipes volantes nos bairros, foram imunizados 7.167 idosos, representando 42% do total do público-alvo em apenas uma semana. A saúde também contou nesses dias com o apoio inédito de um drive thru – vacina sem sair do carro, no Shopping Piratas –, o que possibilitou vacinar a população e também evitar a exposição e a aglomeração nos postos médicos.

A decisão de priorizar a imunização dos idosos é uma medida tomada pelo Ministério da Saúde, na intenção de resguardá-los, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias comuns. A diretriz também acaba por ajudar os profissionais de saúde no descarte das influenzas na triagem quanto ao diagnóstico para a Covid 19, além de também oferecer mais agilidade nos resultados dos testes.

Quanto aos profissionais de saúde, que também fazem parte das primeiras ações da campanha, 1.097 deles já receberam as doses.

No dia 16 de abril será iniciada a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação, com professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos sendo o novo público-alvo. A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão imunizadas as crianças de seis meses a menores de seis anos – 5 anos, 11 meses e 29 dias –, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto – até 45 dias após o parto –, população indígena e portadores de condições especiais – a campanha continua até o dia 23 de maio.

Vacinação em casa

Em Angra, o aprimoramento da estratégia para vacinação contra a gripe levou em consideração a preservação da saúde dos idosos e a ideia de evitar aglomerações num período de pandemia relacionada ao coronavírus.

A imunização está sendo efetuada na residência das pessoas. Na data programada, um carro de som acompanhado por uma equipe de imunização e de um agente de saúde do bairro passa pelas ruas das localidades informando aos idosos que eles devem se dirigir às varandas ou áreas externas de seus lares, para receberem a vacina – casas, apartamentos, residências em condomínios etc. Em paralelo, as unidades de saúde que tiverem a vacina disponível vão reforçar a imunização, enviando uma equipe até as casas que contam com acamados acima de 60 anos.

CRONOGRAMA VACINAÇÃO VOLANTE:
31 de março: Parque Mambucaba 4 e 6/ Praia do Machado / Lambicada / Morro da Cruz / Banqueta
1º de abril: Parque Mambucaba 3 e 5/ São Bento / Morro da Carioca / Morro do Moreno / BNH / Nova Angra 1 e 2 / Vila Velha
2 de abril: Camorim Grande / Balneário / Areal 1 e 2 / Campo Belo 2 / Vila Velha
3 de abril: Vilage / Verolme / Campo Belo 1 (Promorar) / Morro do Peres / Bonfim
6 de abril: Portogalo / Petrobras/ Água Santa/ Centro / Morro do Carmo / Vila Nova
7 de abril: Caputera / Ponta Leste/ Praia do Anil / Morro das Velhas / Ribeira
8 de abril: Cantagalo / Camorim Pequeno / Morro da Glória / Encruzo da Enseada / Retiro
9 de abril: Camorim Grande / Sapinhatuba 3 / Japuíba (entorno do Hospital Municipal da Japuíba, até o Campo Belo, entre a rodovia Rio-Santos e a Estrada Angra Getulândia)
14 de abril: Monsuaba / Morro do Tatu / Gamboa
15 de abril: Sapinhatuba 1 e 2 / Vilage / Verolme / Serra D’Água / Japuíba (Manguinho e rua Divinéia).
16 de abril: Zungu

CRONOGRAMA VACINAÇÃO VOLANTE ILHAS
De 30 de março a 3 de abril: Vila do Abraão (Ilha Grande)
31 de março: Praia do Aventureiro / Enseada das Estrelas
1º de abril: Praia de Araçatiba