Unidade de referência contra o coronavírus é inaugurada

Já com 40 leitos de CTI prontos, Santa Casa está preparada para receber pacientes da doença que inspiram cuidados especiais

Domingo, 29/03/2020 | Superintendência de Comunicação .

Na sexta-feira (27), o prefeito inaugurou oficialmente o Centro de Referência Covid-19, unidade de saúde voltada exclusivamente ao futuro tratamento de casos mais graves do coronavírus em Angra dos Reis.

Instalado na Santa Casa, o centro, que será aberto à população na segunda-feira (30), às 18h, vai contar com 100 leitos de CTI, sendo 60 para tratamento semi-intensivo e 40 de tratamento intensivo. Desses, 40 já estão prontos, sendo que outros 10 foram entregues no sábado (28) e os outros 50 serão montados ao longo da semana. Mais de 200 profissionais estão atuando no local que, apesar de já ter toda a estrutura física pronta, ainda aguarda alguns equipamentos que estão chegando.

– Estamos preparando 100 leitos de CTI, com todos os equipamentos comprados por uma parceria entre o governo do estado e a Prefeitura de Angra. Tomamos essa decisão porque eu não poderia esperar ter o problema para depois correr atrás. O governador do estado e o secretário estadual de Saúde foram muito solícitos, fazendo esse convênio conosco – explica o prefeito, antes de continuar.

– Toda a referência do coronavírus será na Santa Casa. Já temos a metade dos leitos prontos, com respiradores e todos os equipamentos necessários a atender às pessoas no CTI. A obra civil acaba hoje, mas vamos continuar trabalhando por mais dois dias, porque alguns itens ainda vão ser entregues.

Para oferecer uma resposta exemplar à pandemia, o trabalho de prevenção em Angra continua com as medidas restritivas para aglomerações. Além disso, um Gabinete de Crise foi criado pelo prefeito, juntando secretários e demais profissionais de diversas áreas, no intuito de oferecer um forte planejamento estratégico e de execução.

– A equipe está muito focada em como construir um fluxo ideal, para evitar que o vírus chegue a unidades limpas. Não adianta ter um local muito bonito e bem montado se ele não funcionar com protocolos e processos de trabalho muito bem divididos, para que tudo funcione – declara o secretário municipal de Saúde.

Prefeitura instala oito Unidades de Pré-Atendimento Covid-19

A Prefeitura de Angra também está concluindo a instalação de Unidades de Pré-Atendimentos Covid-19 em oito pontos do município. As estruturas foram montadas próximas aos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), UPA Infantil e Hospital da Praia Brava, com o objetivo de realizar os primeiros atendimentos aos pacientes com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.

– Uma das finalidades das Unidades de Pré-Atendimentos Covid-19 é que as pessoas contaminadas não transmitam o vírus para outros pacientes e para o efetivo das unidades de saúde. Outra proposta é fechar um diagnóstico precoce, instituindo uma conduta de internação domiciliar – informa o secretário de Saúde, explicando que, nesses casos, um carro administrativo levará o paciente para casa, evitando que ele pegue um transporte coletivo e contamine outras pessoas.

Segundo o secretário de Saúde, se o paciente tiver indicação para internação, será encaminhado para a Unidade de Referência Covid-19 de Angra dos Reis.

UNIDADES DE PRÉ-ATENDIMENTO COVID-19

- SPA Abraão / Ilha Grande - Rua Getúlio Vargas s/nº
- SPA Centro - Rua Júlio Maria, s/n, Centro
- SPA Frade - Avenida Beira Rio, s/n
- SPA Jacuecanga - Rua Doce Angra, s/n
- SPA Parque Mambucaba - Travessa Ivan Nunes
- UPA Infantil - Avenida Francisco Alves de Lima
- HMJ - Rua Japoranga, s/n
- Hospital da Praia Brava - Rua 8, s/n- Praia Brava