Vacinação em drive-thru imuniza mais de 1.500 idosos

A imunização continua nos bairros, de casa em casa, para evitar aglomerações e proteger os idosos

Sábado, 28/03/2020 | Superintendência de Comunicação .

A parceria entre a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde e Superintendência de Trânsito, e o Piratas permitiu a imunização de mais de 1.500 idosos contra a gripe no Drive-Thru de vacina, realizado hoje (28), nas dependências do shopping.
A ação aconteceu entre às 10h e às 16h e foram 1550 doses aplicadas. Os participantes cumpriram as recomendações de não chegarem antes do horário, respeitar a fila de veículos, não sair do carro de nenhuma maneira e não insistir em vacinar pessoas que não tivessem mais de 60 anos.
- Nesse momento crítico, é muito importante termos um cuidado redobrado com a nossa saúde. Fui ao shopping na parte da tarde, não enfrentei fila e o atendimento foi bem rápido. Contra a gripe, já estou imunizada. Agora é fazer direitinho o dever de casa para evitar o coronavírus - destaca a aposentada, Maria Aparecida, de 65 anos, moradora do Areal.
A vacinação de idosos continuará nos bairros, de casa em casa. No dia programado, um carro de som, acompanhado pela equipe de imunização e de um agente de saúde do bairro, passará pelas ruas das localidades informando aos idosos que eles devem se dirigir para as varandas ou áreas externas de suas residências para receberem a vacina.
Paralelo a isso, as unidades de saúde que tiverem a vacina disponível vão reforçar a imunização enviando uma equipe até as casas que residem acamados acima de 60 anos.
Vale ressaltar que a decisão do Ministério da Saúde de priorizar a imunização dos idosos é uma medida para resguardar esse público, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias comuns. Além disso, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.
Na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação, que começa dia 16 de abril, entram os professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão imunizadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais.
A campanha seguirá até o dia 23 de maio e nessa primeira fase também estão sendo imunizados os profissionais da saúde.

CRONOGRAMA VACINAÇÃO VOLANTE:

30 de março: Parque Mambucaba 1 e 2 / Monsuaba / Parque das Palmeiras / Belém / Praia Vermelha / Vila Histórica
31 de março: Parque Mambucaba 4 e 6/ Praia do Machado / Lambicada / Morro da Cruz / Banqueta
1º de abril: Parque Mambucaba 3 e 5/ São Bento / Morro da Carioca / Morro do Moreno / BNH / Nova Angra 1 e 2 / Vila Velha
2 de abril: Camorim / Balneário / Areal 1 e 2 / Campo Belo 2 / Vila Velha
3 de abril: Village / Verolme / Campo Belo 1 ( Promorar) / Morro do Peres / Bonfim
6 de abril: Portogalo / Petrobras/ Água Santa/ Centro / Morro do Carmo / Vila Nova
7 de abril: Caputera / Ponta Leste/ Praia do Anil / Morro das Velhas / Ribeira
8 de abril: Cantagalo / Camorim Pequeno / Morro da Glória / Encruzo da Enseada / Retiro
9 de abril: Camorim / Sapinhatuba 3 / Japuíba ( entorno do Hospital Municipal da Japuíba, até o Campo Belo, entre a rodovia Rio-Santos e a Estrada Angra Getulândia)
14 de abril: Monsuaba / Morro do Tatu / Gamboa
15 de abril: Sapinhatuba 1 e 2 / Village / Verolme / Serra D’Água / Japuíba ( Manguinho e rua Divinéia).
16 de abril: Zungu

CRONOGRAMA VACINAÇÃO VOLANTE ILHAS

30 de março: Praia do Provetá / Bananal / Matariz / Araçatiba / Ilha da Gipoia
De 30 de março a 3 de abril: Vila do Abraão
31 de março: Praia do Aventureiro / Enseada das Estrelas
1º de abril: Praia de Araçatiba

Secretarias relacionadas: Saúde