Mutirão de catarata devolve boa visão a mais 120 pessoas

Neste final de semana aconteceu mais uma etapa das cirurgias que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Angra, desde o ano passado, no HMJ

Segunda-Feira, 02/03/2020 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra continua investindo na saúde da população, buscando sempre oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus munícipes. Uma prova disso são os mutirões de catarata que vêm acontecendo no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), desde o ano passado. Neste final de semana, aconteceu mais.
No total, foram 128 cirurgias. No sábado (29), 65 pessoas realizaram a operação e, domingo (1º), outros 63 pacientes voltaram a enxergar melhor. O próximo mutirão está marcado para o último final de semana deste mês.
Este ano, a estimativa é de que 800 operações sejam realizadas, mas, se for preciso, outras serão contratadas. O ano de 2019 chegou ao fim com 975 cirurgias feitas.
A equipe das cirurgias conta com médicos oftalmologistas, anestesista, instrumentador e profissionais de enfermagem. De acordo com a equipe do HMJ, a catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo, e os idosos são os que mais sofrem com o embaçamento visual causado pela doença.
Para ter acesso à cirurgia de catarata, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e lá o médico fará um encaminhamento para o setor oftalmológico do HMJ. Após consultas e exames, caso os especialistas constatem a necessidade da cirurgia, ela será agendada.